Ainda era madrugada quando os brasileiros iniciaram a briga por uma vaga na final da etapa quatro estrelas de Tóquio, no Japão, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2019. Terror das adversárias, Ágatha/Duda venceram todos os confrontos deste sábado e se garantiram na última fase contra as norte-americanas April Ross e Alix Klineman. Na categoria masculina, Alison/Álvaro tropeçaram na semifinal, mas vão disputar a medalha de bronze.
Os duelos decisivos voltam a acontecer durante a madrugada deste domingo. O paraibano e o capixaba encaram os alemães Nils Ehlers e Lars Fluggen às 2h35 no duelo que vale o terceiro lugar. Já a dupla feminina entra em quadra para buscar o ouro às 6h20 (horário de Brasília).
Etapa classificatória
No caminho para a classificação, as brasileiras iniciaram o dia superando as norte-americanas Larsen/Stockman nas oitavas de final, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17). Mais tarde, Ágatha e Duda venceram Walsh e Sweat, que também são dos EUA, pelo mesmo placar, com parciais 21/12 e 21/13. Determinadas, as representantes do Time Brasil deixaram o cansaço de lado e cravaram mais uma vitória nas semifinais, por 2 a 0 (21/11 e 21/12), sobre as canadenses Bansley e Wilkerson. O Brasil ainda contava com outras quatro duplas na disputa, mas todas ficaram para trás nas oitavas de final.
Esta é a sexta vez que Ágatha/Duda e April Ross/Alix Klineman se encontram no torneio internacional. Nos confrontos anteriores, as brasileiras venceram duas vezes e perderam três.
Também durante a madrugada deste sábado, a dupla Alison/Álvaro levou a melhor sobre os compatriotas Evandro/Bruno Schmidt pelas quartas de final, mas acabou superada pelos alemães Nils Ehlers e Lars Fluggen na semi. Com o resultado, o paraibano e o capixaba voltam à areia neste domingo, na disputa pelo bronze contra os holandeses Brouwer e Meeuwsen.
Apesar do resultados desfavorável de alguns, todas as duplas eliminadas nas oitavas somam 400 pontos no ranking mundial e recebem prêmio de aproximadamente R$ 15 mil pela nona colocação. Quem caiu nas quartas, acumula 480 pontos e R$ 22 mil em prêmios.
A competição em Tóquio é uma etapa quatro estrelas do Circuito Mundial e distribui 300 mil dólares de premiação entre os atletas participantes. A etapa se difere das demais por ser um evento teste focado nos Jogos Olímpicos de 2020.