Tudo bem que era clássico. Mas, não dá para negar que, pelo nível técnico do elenco e o investimento das contratações, o Dentil/Praia Clube era favorito na partida contra o Itambé/Minas neste domingo, em Shaoxing, na China, no clássico mineiro pela disputa do quinto lugar do Mundial de Clubes feminino de vôlei.
No entanto, quem venceu foi o time de Belo Horizonte, de virada, por 3 sets a 2 – parciais de 18-25, 25-14, 18-25, 25-22 e 15-9 -, em 2h16min de partida, terminando o torneio à frente do rival.
No Praia, a derrota liga o sinal de alerta de que o time não pode depender tanto apenas da dominicana Martinez. No Minas, o triunfo acalma a torcida, que já pedia a cabeça do treinador, e dá confiança às jogadoras, principalmente às estrangeiras, que vinham de atuações muito decepcionantes na temporada.
Foi a primeira vitória minastenista sobre as rivais estaduais na temporada. O Praia levou a melhor nas finais do torneio amistoso “Desafio Minas x Rio”, em outubro, da Supercopa e do Campeonato Mineiro, no mês passado.
Bastante criticada por suas atuações irregulares tanto no ataque quanto no passe, a ponteira norte-americana Deja McClendon fez a melhor partida com a camisa minastenista. Com a oposta Bruna Honório muito mal, Didi foi o destaque da partida a acabou como maior pontuadora, com 23 pontos (19 de ataque, 1 de bloqueio e 3 de saque).
O Praia perdeu a ponteira Fernanda Garay no segundo set. Na primeira parcial, ela levou uma cotovelada involuntária da companheira Carol durante o bloqueio e não conseguiu mais voltar ao jogo. No Minas, o desfalque foi a central Carol Gattaz, que sentiu o joelho contra o Tianjin, pela fase classificatória, e desde então foi substituída por Vivian Pellegrino.
A oposta/ponteira dominicana Martinez foi a maior pontuadora do Praia com 21 pontos (37% de aproveitamento no ataque). Fawcett marcou 18 pontos (17 de ataque, com 40% de eficiência).