A expectativa do Brasil por seus rivais na terceira fase do Mundial de vôlei chegou ao fim. Em sorteio realizado nesta segunda-feira, foi definido que os adversários tupiniquins serão Rússia e Estados Unidos. O primeiro duelo, contra os russos, acontece já nesta quarta-feira; o confronto contra os ianques será na sexta-feira. Na outra chave, estão Itália, Polônia e Sérvia.
Os seis times qualificados à terceira fase foram divididos da seguinte forma: os líderes dos grupos E e F (Brasil e Itália, respectivamente) foram colocados nas chaves I e J; os líderes dos grupos G e H também pararam nas chaves I e J seguindo os mesmos critérios. A última vaga do grupo I ficou com o melhor segundo colocado geral do Mundial, enquanto a última vaga do grupo J foi para o segundo melhor segundo colocado dentre os grupos.
Na terceira fase do Mundial de vôlei, todos os três times se enfrentam dentro de seus grupos na terceira fase, com os dois melhores de cada chave avançando às semifinais. A Seleção Brasileira já conquistou três títulos mundiais: em 2002, 2006 e 2010. Na mais recente edição, em 2014, fez a quarta final consecutiva, mas acabou superado pela Polônia, que jogava em casa, e ficou com a medalha de prata.