O Brasil começou com sete vitórias em oito jogos o torneio feminino da etapa quatro estrelas de Varsóvia (POL) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Carol Solberg/Maria Elisa venceram seus dois compromissos nesta quinta-feira e avançaram direto às oitavas de final. Talita e Taiana tiveram um triunfo e um revés, e vão para a repescagem.
Os adversários das oitavas de final serão definidos após disputa da repescagem, na madrugada desta sexta-feira. No mesmo dia ocorrem também as partidas pelas quartas de final do naipe feminino. Já as semifinais, disputas de bronze e ouro ficam reservadas para o sábado. Brasil e Estados Unidos são os únicos países com três times já garantidos nas oitavas.
Carol Solberg e Maria Elisa estrearam com vitória sobre as eslovacas Dubovcova/Strbova por 2 sets a 0 (21/17, 21/15). Na partida valendo a primeira posição da chave D, vitória sobre as canadenses Wilkerson e Bansley por 2 a 0 (21/13, 21/18), garantindo ida às oitavas.
- Conseguimos fazer o que temos de melhor, que é o saque, junto com uma tática boa que nos proporcionou boas defesas. Temos que continuar agredindo porque só existem times bons no Circuito Mundial. Vamos buscar a vaga nas quartas de final, e depois pensar nos próximos passos - disse Maria Elisa.
Ana Patrícia/Rebecca, cabeça de chave 1 do torneio, venceu na estreia as polonesas Ceynowa/Kloda por 2 sets a 0 (21/15, 21/11). Na segunda rodada, valendo a liderança do grupo A, triunfo por 2 sets a 0 (21/13, 21/19) sobre as espanholas Elsa Baquerizo e Liliana Fernandez.
- Aqui na Polônia está muito quente, pela manhã com pouco vento, e a areia bastante fofa. Então, se não jogar junto, não se comunicar, vai sofrer. Vamos seguir com essa estratégia de se falar, um levantamento mais próximo. Quem está sacando bem, também está fazendo a diferença, por essa areia bem fofa que dificulta o deslocamento. Encurtar o caminho sem a disputa da repescagem foi importante, vamos nos ajudando em busca dos resultados positivos - declarou Rebecca.
No grupo B, Ágatha e Duda, ranking 2 do torneio, largaram com triunfo sobre as polonesas Brzostek/Wachowicz por 2 sets a 0 (21/16, 21/9), em 29 minutos. Horas depois, valendo o primeiro lugar da chave, vitória sobre as italianas Marta Menegatti/Viktoria Orsi Toth por 2 sets a 1 (23/21, 19/21, 15/8), em 47 minutos.
Talita e Taiana tiveram um revés na primeira partida do grupo C, ao serem superadas pelas suíças Nina Betschart e Tanja Huberli: 2 sets a 0 (21/18, 21/18), em 39 minutos. A dupla brasileira conseguiu se recuperar e no duelo seguinte venceu as francesas Chamereau/Jupiter por 2 sets a 0 (21/10, 21/15), em 29 minutos, avançando em terceiro na chave, indo à repescagem do torneio disputado no leste europeu.
Vitórias no masculino
Diferente do torneio feminino, que contou com os dois jogos da fase de grupos nesta quinta, no masculino, apenas a primeira rodada foi realizada. Alison/Álvaro Filho, Evandro/Bruno Schmidt e Pedro Solberg/Vitor Felipe venceram seus compromissos e disputam a liderança de suas chaves nesta sexta.
Alison e Álvaro Filho largaram com vitória sobre os canadenses Grant O'Gorman e Ben Saxton por 2 sets a 0 (21/13, 21/19). Eles disputam a primeira posição do grupo C contra os russos Krasilnikov/Stoyanovskiy, nesta sexta-feira, às 6h30 (de Brasília).
Evandro e Bruno Schmidt começaram a campanha em Varsóvia com triunfo sobre dupla da Alemanha: 2 sets a 0 (21/19, 21/18) contra Bergmann/Harms. A disputa do primeiro lugar do grupo F e vaga às oitavas de final será contra os vice-campeões olímpicos Daniele Lupo e Paolo Nicolai, às 5h40 (de Brasília) desta sexta.
Pedro Solberg e Vitor Felipe superaram na primeira partida do grupo A os russos Nikita Liamin e Taras Myskiv por 2 sets a 0 (21/19, 21/16). Eles enfrentarão nesta sexta-feira os donos da casa, os poloneses Fijalek/Bryl às 6h30 (de Brasília), pela primeira posição e vaga às oitavas de final.