Campeonato Francês: maioria de gringos é do Brasil
- Matéria
- Mais Notícias
A Ligue 1 começa hoje e as 20 equipes que disputam o torneio têm jogadores estrangeiros no elenco. Dos 517 que jogam a Ligue 1, 240 (46,4%) são gringos.
O Monaco é o clube que tem mais, com 26 no total, seguido por Toulouse (19) e Rennes (19). O tricampeão PSG conta com 17 jogadores de fora da França. O Saint-Étienne é o clube com menos estrangeiros, com apenas quatro.
O Brasil é o país com mais estrangeiros na Ligue 1 com o total de 19 atletas, com destaque para o PSG, que tem cinco. David Luiz, Marquinhos, Maxwell, Thiago Silva e Lucas tentam revalidar o título nacional. Monaco e Troyes têm dois brazucas no plantel, Fabinho e Wallace jogam pelo time do principado, já Rincón e Thiago Xavier, pelo Troyes.
Aí vem a leva de países africanos com jogadores na Ligue 1. Do top-10, sete são da África. Mali é o segundo país com mais atletas no torneio, com 16 no total. O destaque é Cheick Diabaté, do Bordeaux.
Senegal vem em seguida com 15 representantes. O zagueiro Papy Djilobodji, do Nantes, é o principal jogador. Lamine Sané, do Bordeaux, é nome constante na equipe desde 2009.
Camarões e Costa do Marfim têm 14 jogadores cada na lista. O zagueiro camaronês Nicolas N'Koulou joga o torneio desde 2008 por Monaco e Olympique de Marselha. O PSG pagou 10 milhões de euros para ficar com o marfinense Serge Aurier, do Toulouse.
Completam a lista de africanos Marrocos (10), Tunísia (10) e Argélia (9). Portugal e Argentina também têm seus atletas no Campeonato Francês. O trio argentino do PSG, formado por Di María, Pastore e Lavezzi, soma 89 milhões de euros em valor de mercado. Entre os lusitanos, dos oito da liga, cinco jogam no Monaco, com destaque para João Moutinho.
[[GAL:LANPGL20150806_0012]]
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias