Veja os times que mais usam a base no Brasileirão 2015
Internacional, Goiás e Santos são equipes com mais atletas criados nas divisões inferiores. Líderes Corinthians e Atlético-MG têm apenas seis jogadores
- Matéria
- Mais Notícias
Faltam seis rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro de 2015 e tem clube estreando jogador no torneio. Aos 20 anos, Matheus Sales fez seu primeiro jogo profissional pelo Palmeiras na derrota por 2 a 0 para o Sport. Apesar da estreia, o verdão tem poucos jogadores da base no elenco, apenas cinco, dos 35 que usou neste torneio. O Internacional é o clube com mais atletas formados em casa na competição.
Dos 36 jogadores que entraram em campo pelo Colorado no Brasileirão, 18 passaram pelas categorias inferiores do clube. Alguns deles, inclusive, com passagens recentes pela Seleção Brasileira, como Alisson e Geferson. Além deles, Rodrigo Dourado, William e Valdívia são titulares do time que briga por uma vaga na Libertadores.
Diferente do Inter, a luta do Goiás é para permanecer na Série A em 2016. Para isso, aposta pesado na base. O Esmeraldino tem 16 atletas das divisões de base em um grupo de 34 que já jogou no torneio. Na última partida, derrota para o Cruzeiro no Serra Dourada, quatro crias da base jogaram.
A mais consagrada, e talvez mais rentável, categoria de base do país é a do Santos. Nos últimos anos surgiram Diego, Robinho, Neymar, Ganso e agora Gabriel. Neste Brasileiro, já são 15 atletas criados na Vila Belmiro. A nova geração dos 'Meninos da Vila' tem ainda Geuvânio, Zeca, Thiago Maia, Gustavo Henrique…
Na zona de rebaixamento com 33 pontos, o Coritiba já usou 14 atletas da base no torneio, embora seja um dos times que mais trocou de jogadores, com 44 diferentes em 32 rodadas. Dois jogadores formados no clube participaram da derrota por 2 a 1 para o São Paulo no Couto Pereira.
O Fluminense tem revelado bons jogadores nos últimos anos, como Marcelo, Gérson, Rafael, Kenedy e Thiago Silva. Neste ano, 13 dos 36 atletas usados no Brasileiro são das divisões inferiores.
Grêmio, São Paulo, Vasco, Atlético-PR e Flamengo completam a lista dos 10x Mais. Os líderes Corinthians e Atlético-MG usaram apenas seis atletas da base no torneio. Os times que menos utilizam, no entanto, são Ponte Preta e Chapecoense, com três e um, respectivamente.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias