América-MG contrata Diogo Giacomini para a comissão técnica fixa do clube mineiro
O treinador esteve no Coimbra durante o Campeonato Mineiro e agora será integrantes permanente do Coelho
- Matéria
- Mais Notícias
O América-MG efetivou a contratação de seu novo auxiliar permanente. Após a saída de Cauan de Almeida, que ocupou o cargo entre 2019 e 2021, indo para o Vasco de Lisca, Diogo Giacomini foi escolhido pela diretoria americana para assumir a função no time profissional. O profissional de 42 anos já estará no treinamento desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, quando será apresentado ao elenco e comissão técnica.
Diogo Giacomini já possui boa experiência tanto nas categorias de base quanto no futebol profissional. Sua trajetória se iniciou em 1999, no Internacional de Santa Maria-RS, onde por três anos exerceu as funções de auxiliar técnico do Sub-20, auxiliar técnico e preparador físico do time profissional. Logo em seguida, foi técnico da escola internacional do América de 2002 a 2003. Dois anos depois, voltou ao América para ser o treinador da categoria Sub-15.
Na sequência da carreira, Giacomini trabalhou também na base do Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras. No Atlético-MG, também foi auxiliar técnico e técnico interino da equipe profissional.
Relacionadas
Em janeiro de 2018, foi contratado pelo Coimbra-MG e comandou o projeto de crescimento do clube de Contagem (MG). Assumindo o time na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, obteve o acesso ao Módulo II e o título da segunda divisão. No ano seguinte, conquistou o acesso ao Módulo I com título novamente. O trabalho no Coimbra-MG ficou marcado por ser o mais longevo do futebol mineiro nos últimos anos, já que ele também comandou o clube na divisão de elite do estadual em 2020 e 2021. Sua passagem pelo clube se encerrou no mês de março.
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Diogo Giacomini é também Mestre em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2017, o profissional obteve a Licença A do curso de treinadores da CBF Academy e atualmente vem cursando a Licença PRO. Desde 2013, ele também é professor dos cursos das Licenças B e C da confederação.
No América, Diogo Giacomini trabalhará dando suporte ao técnico Vagner Mancini e seu auxiliar Anderson Batatais, participando também da integração junto ao Núcleo de Performance, coordenado por Leonardo Cupertino, e o Núcleo de Análise e Mercado, coordenado por Maickel Padilha.
Ficha do auxiliar técnico
Nome completo: Diogo Schuler Giacomini
Data de nascimento: 20/6/1979
Local de nascimento: Santa Maria (RS)
Clubes – base: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico Sub-20), América (técnico Sub-15 e técnico da escola internacional), Cruzeiro-MG (técnico Sub-17, técnico da escola internacional e coordenador de captação), Atlético-MG (técnico Sub-17 e Sub-20) e Palmeiras-SP (técnico Sub-20).
Clubes – profissional: Internacional de Santa Maria-RS (auxiliar técnico e preparador físico), Olympic Club-MG (auxiliar técnico), Atlético-MG (auxiliar técnico e técnico interino) e Coimbra-MG (técnico).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias