O América-MG recebeu o Colo-Colo (CHI), na noite desta terça-feira (18), na Arena Independência, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, o clube chileno havia vencido por 2 a 1. No Horto, o Coelho goleou o adversário por 5 a 1 e garantiu o passaporte nas oitavas de final da competição continental.
Precisando do resultado e jogando com o apoio do seu torcedor, o América-MG se mostrou muito centrado e solto, desde os minutos iniciais, para buscar o seu objetivo no duelo. E não demorou muito para essa postura surtir efeito. Logo nos minutos iniciais, o Coelho balançou as redes do goleiro chileno com Matheusinho, igualando o placar da partida e obtendo um pouco mais de tranquilidade para buscar a classificação direta ao decorrer dos 90 minutos.
E se o panorama da igualdade no placar já era positiva para o torcedor americano presente no Horto, logo depois, Mastriani aproveitou o rebate da finalização de Rodrigo Varanda para ampliar o placar no Independência. Não obstante, ainda na metade da primeira etapa, a estrela de Matheusinho brilhou novamente e o atacante, em uma bela jogada invadindo a área, fez o terceiro do Coelho em Belo Horizonte.
Os comandados do técnico Vagner Mancini voltaram para a etapa complementar garantindo a vaga nas oitavas de final com dois gols de vantagem. Neste contexto, o Coelho ainda se mandava ao ataque, jogando pra frente, mas também administrava a boa vantagem. No entanto, na metade da etapa final, o Colo-Colo diminuiu o placar com Thompson, dando mais emoção aos minutos finais do duelo.
Já nos minutos que antecediam o apito final da arbitragem no Independência, o time chileno quase chegou ao gol que levaria o duelo para as penalidades máximas. No entanto, o América-MG, fazendo valer a bela atuação em casa em busca da classificação, concretizou a vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana com as balançadas de redes de Mastriani e de Saldivia, contra, alcançando o placar final de 5 a 1. No agregado, o time mineiro carimbou a vaga na próxima fase da competição continental com o placar de 6 a 3.
Na próxima fase da competição continental, o Coelho enfrenta o Red Bull Bragantino. Os jogos de ida das oitavas, segundo informações divulgadas pela Conmebol, acontecem na semana do dia 2 de agosto. Os de volta na semana do dia 9 de agosto.
O próximo compromisso do América-MG é pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Coelho visita o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste sábado (22), às 16h.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
AMÉRICA-MG 5x1 COLO-COLO
Data: 18 de julho de 2023 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Diego Bonfa (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Árbitro de vídeo - VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartões amarelos: Pavez (COL)
Cartões vermelhos: Não há
Gols marcados: 2x Matheusinho (AME), 2x Mastriani (AME), Thompson (COL), Saldivia (COL)
AMÉRICA-MG (Técnico: Vagner Mancini)
Mateus Pasinato; Rodriguinho, Júlio, Éder e Nicolas (Marlon, aos 31'/2°T); Lucas Kal, Alê (Iago Maidana, aos 41'/2°T), Breno (Martínez, aos 20'/2°T) e Matheusinho (Everaldo, aos 20'/2°T); Rodrigo Varanda (Benítez, aos 20'/2°T) e Mastriani.
COLO-COLO (Técnico: Gustavo Quinteros)
Fernando de Paul; Falcón, Saldivia, Wiemberg (aos 0'/2°T) e Opazo; (Castillo, aos 31'/2°T) Fuentes, Pavez e Bouzat; Gil, Palacios e Pizarro.