América-MG solicita arbitragem de fora para a decisão do Campeonato Mineiro contra o Atlético-MG
FMF diz em seu regulamento que haverá sorteio de árbitros caso um dos times peça árbitros de outros estados
O América-MG vai solicitar à Federação Mineira de Futebol (FMF) que a arbitragem nos duelos da decisão do Campeonato Mineiro seja de fora de Minas Gerais na final contra o Atlético-MG. Os jogos estão programados para os dias 1º e 8 de abril. Já o Galo quer árbitros do estado. A FMF deve fazer um sorteio, como prevê seu regulamento, quando uma equipe não aceita arbitragem local em seus jogos.
"2o Quando houver solicitação de apenas um clube para que a equipe de arbitragem escalada (árbitro e comissão) seja de outra entidade da Federação, a FMF oficiará a CBF para que a mesa indique uma equipe de arbitragem para participar do sorteio e a outra equipe será indicada pela Comissão de Arbitragem da FMF", diz o trecho do regulamento sobre esse tipo de situação.
O presidente da SAF do América-MG, Marcus Salum, falou sobre os motivos que levaram o clube a solicitar árbitros de fora.
- É uma final de campeonato. A Federação já está evoluindo, os árbitros estão evoluindo. Tem árbitros com condições de apitar uma final. Mas o histórico de finais nos mostra que nós estamos jogando com uma torcida gigantesca, com uma torcida menor, e que a pressão sempre influenciou nos jogos. Então, por esse motivo, o América racionalmente quer que um juiz de fora (de MG) apite o jogo. Não é uma desconfiança, mas o histórico não é bom - explicou Marcus Salum, em entrevista à Rádio Itatiaia.
O primeiro jogo da decisão é mando do Coelho. O segundo duelo, o Galo vai mandar a partida. Os jogos serão no Independência e no Mineirão, respectivamente.
Por ter melhor campanha geral na primeira fase, o Alvinegro joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, para conquistar o tetracampeonato estadual. O Coelho não é campeão desde 2016 e tem de vencer um dos jogos, empatar o outro, ou ter melhor saldo de gols em um dos confrontos, caso seja derrotado em uma das partidas.