América-MG supera o Cruzeiro e conquista o título Mineiro Sub-20
O Coelho bateu a Raposano jogo de volta, após empate na primeira partida da decisão
O América-MG entrou em campo, na manhã deste domingo,31 de outubro, e conquistou o título do Campeonato Mineiro Sub-20 2021! Jogando em casa, na Arena Independência, o Coelhãozinho foi superior, dominou o rival Cruzeiro e venceu por 3 a 1. Após o empate por 1 a 1 no duelo de ida, em Betim (MG), o time comandado pelo técnico William Batista foi soberano dentro de casa para voltar a conquistar o estadual Sub-20 depois de 12 anos.
No Indepa, o meia Rodriguinho abriu o placar para o América. Após sofrer o empate, o atacante Carlos Alberto colocou o Coelhãozinho novamente à frente ao anotar um golaço! No segundo tempo, já nos acréscimos, o lateral Arthur sacramentou o título do Coelhãozinho.
Com a vitória neste domingo, o América conquista o Mineiro Sub-20 2021 de forma invicta. Foram 14 jogos ao longo da campanha, com 12 vitórias e 2 empates. O Coelho alcança seu 18º título estadual na categoria Sub-20.
O JOGO
O primeiro tempo começou com um América avassalador na Arena Independência. Com fome de vitória, o Coelhãozinho foi para cima desde o primeiro minuto e mostrou muita vontade na marcação nos momentos sem bola. Isso logo fez a diferença, com o time americano ganhando quase todas as disputas e empurrando o Cruzeiro-MG para o campo de defesa. A primeira chance mais clara de gol aconteceu aos 11 minutos, quando o atacante Carlos Alberto recebeu no bico direito da área e chutou cruzado para fora.
O Coelhãozinho seguiu agressivo nos minutos seguintes e foi recompensado aos 22, quando Gustavo cruzou da direita e Rodriguinho subiu bem, cabeceando com perfeição no ângulo do goleiro cruzeirense: 1 a 0 para o Coelho. O time americano seguia superior e sem dar chances ao rival, mas, aos 28 minutos, após cruzamento para área, a zaga americana falhou no corte e a bola sobrou para o atleta Igor Lemos empatar a partida.
Contudo, o América não se abateu e logo em seguida voltou à frente do placar. Aos 30, após lançamento da zaga, Carlos Alberto ganhou do zagueiro, conduziu, penetrou a área, chapelou o mesmo marcador e finalizou de esquerda para anotar um golaço no Indepa! Com o segundo gol, o time americano manteve o domínio do jogo até o fim da primeira etapa.
O segundo tempo teve tônica diferente da primeira etapa. Os ânimos foram ainda mais aflorados, e o Cruzeiro tentou ir para cima em busca do empate. Com muitas faltas, o time americano não conseguiu imprimir o mesmo ritmo ofensivo, mas administrou bem a vantagem no placar. O técnico William Batista promoveu substituições para tentar matar o jogo, mas, aos 30 minutos, o lateral Diogo, que entrara na segunda etapa, foi expulso.
A partir disso, o Coelhãozinho passou a segurar o placar que lhe daria o título, enquanto o Cruzeiro se jogou no campo de ataque para tentar o empate. Contudo, o rival conseguiu chegar mais perto do gol apenas uma vez, quando o goleiro Carlos fez boa intervenção aos 33 minutos. Além de não conseguir empatar, o Cruzeiro-MG também ficou com um atleta a menos, quando o atleta Rikelmo foi expulso aos 40 minutos.
Com a igualdade numérica novamente, as ações foram equilibradas. O Cruzeiro tentava alçar bolas na área na base do abafa, mas aos 45 minutos, o Coelhãozinho conseguiu um contra-ataque fatal. O lateral Einstein, que entrou no segundo tempo, ganhou na corrida do último zagueiro e alcançou a bola. Ele rolou para Kanté, que chutou em cima do goleiro. Mas no rebote, o lateral Arthur dominou e fuzilou cruzado no canto para fazer o gol do título.