América-MG vira plataforma para banco mineiro se expandir
O Coelho entrou na era dos bancos digitais com o contrato assinado pelo clube com o Banco Semear até o fim de 2020 como patrocinador máster
- Matéria
- Mais Notícias
O América-MG e o banco Banco Semear anunciaram no fim de 2019, uma parceria para o patrocínio master na camisa do Coelho. Com vigência até dezembro de 2020, o contrato prevê também a inserção da logo em outros espaços ao longo da temporada. A parceria inclui diversas ativações voltadas para torcedores do América e clientes do Semear, bem como a convergência entre negócios das duas instituições.
Para entender mais esse modelo de negócios e como clube e banco podem se beneficiar, o LANCE! conversou com Janu Queiroz, superintendente de Mercado e Cliente do Banco Semear. Confira o bate-papo abaixo sobre esse passo importante para o América-MG em 2020 com a valorização do seu espaço nobre da camisa.
1- O Semear é uma instituição jovem no mercado. Mas, desde o seu nascimento, em 2006, houve alguma ação de exposição da empresa e da marca do tamanho deste patrocínio máster ao América-MG?
O Banco Semear tem em sua essência a inovação e, desde a fundação, nossas ações têm sido norteadas por essa atitude. No entanto, ainda não havíamos direcionado recursos a grandes patrocínios e ao marketing esportivo. Essa parceria com o América, sem dúvida, é a maior firmada durante a nossa história.
2- O futebol é um esporte massificado, mas o América é um clube de torcida aguerrida, mas em menor número do que seus rivais, Atlético-MG e Cruzeiro. Como o banco vê potencial de expansão com a exposição tendo o Coelho como veículo?
Sendo um banco genuinamente mineiro, vimos uma oportunidade de sinergia de marcas que só vem a alavancar a nossa estratégia de crescimento definido para os próximos anos. Esporte e finanças são aliados nessa parceria; duas frentes que impulsionam a forma de as pessoas utilizarem a tecnologia e inovação para melhorar o dia a dia.
O América-MG representa muito para o esporte e para a população. Mesmo tendo uma torcida de menor número se comparada aos rivais, acredito que grande parte dos mineiros se simpatiza pelo clube de alguma forma, seja pela tradição ou pelos desafios e vitórias alcançadas ao longo desses 107 anos de história. Sem contar que o time tem uma das camisas mais bonitas do futebol mundial, coleciona uma lista de atletas que foram destaques nacionalmente e tem a tradição de revelar importantes talentos.
Sendo assim, acreditamos que o América-MG tem grande potencial para contribuir com as nossas estratégias de crescimento, pois há muita sinergia entre as duas marcas.
Relacionadas
3- Além do patrocínio máster, há alguma ação extra para ativar a parceria com o América-MG?
Ao longo de 2020, pretendemos realizar diversas ações. O patrocínio vai durar 12 meses e vamos participar de diversas temporadas juntamente com o clube. Portanto, torcedores, clientes e parceiros terão a oportunidade de participar de campanhas esportivas e eventos realizados pelo Banco. Entre as ações previstas estão sorteio de ingressos, distribuição de camisas e convites para jogos. Também haverá divulgações nas redes sociais, com o objetivo de gerar engajamento da torcida junto ao Banco.
4- Por que o futebol foi escolhido como forma de chegar ao grande público?
Acreditamos que não existe esporte mais universal e democrático que o futebol. Iniciamos, neste ano, nossa transformação digital e esse foi um dos principais motivos para que definíssemos o marketing esportivo como uma importante estratégia de crescimento. A partir do lançamento da conta digital, que estará disponível para todo o mercado em breve, esperamos ampliar o número de clientes atendidos, que chegou à marca de 2 milhões no ano passado.
Além disso, somando ao que o América-MG representa para o esporte e para a população, entendemos que, juntos, vamos trazer grandes diferenciais para nossos clientes e para qualquer pessoa que queira fazer o melhor uso do seu dinheiro.
5- Que tipo de produtos pretendem inserir nas ações da parceria com o América?
Sem dúvidas, um dos principais produtos que queremos divulgar é a nossa conta digital. Inclusive, a primeira ação que realizamos com o América-MG foi contar com o Coelhão, mascote do clube, como um dos nossos testes. Parceria que é parceria é assim: um ajuda o outro a concretizar seus sonhos!
6- O contrato assinado é até o fim de 2020. Há alguma meta definida no contrato? Existe algum trabalho para que o Semear ganhe visibilidade extra além da exposição na camisa do América-MG?
Com vigência até dezembro de 2020, o contrato prevê também a inserção da logo em outros espaços ao longo da temporada. A parceria inclui diversas ações voltadas para torcedores do América, clientes do Semear e pessoas que acreditam em semear conquistas. Estamos lançando a nossa conta digital, que está alinhada com o nosso propósito de inclusão financeira. Por meio desta parceria, com o aumento da nossa visibilidade, acreditamos que as ações de relacionamento e engajamento vão impulsionar nossas metas.
7- Com a entrada no futebol, os resultados conquistados podem levar a um novo investimento futuro no esporte?
No momento, ainda não definimos as estratégias de longo prazo, mas, com certeza, vamos considerar esse importante investimento em marketing esportivo.
8- Que valores e mensagem pretendem passar ao mercado e ao seu cliente em potencial com o acordo com um clube tradicional de futebol?
Esperamos reforçar nossa missão de inspirar o uso consciente das soluções financeiras e surpreender esses clientes em potencial. Inovar faz parte da nossa essência e queremos facilitar o dia a dia desses clientes a partir do melhor uso da tecnologia.
9- Como surgiu a ideia de trabalhar parte do marketing do banco em ações com um clube de futebol? E, por que logo no espaço mais nobre de uma camisa esportiva?
O apoio a um time mineiro, que tem grande relevância nacional e torcedores que acompanham o clube por várias gerações, está alinhado ao propósito do banco de fomentar o cenário econômico de Minas Gerais. Esse espaço tão nobre da camisa esportiva tem uma visibilidade muito grande em várias frentes. Nossa marca estará estampada em muitas mídias, como transmissões televisivas, entrevistas, redes sociais, jogos e treinos e, claro, um dos mais importantes: no próprio torcedor que veste a camisa com tanta paixão e orgulho pelo time.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias