Histórico! América-MG tem virada épica, vence o Guaraní-PAR nos pênaltis e avança na Libertadores
Coelho tem noite de superação e, após estar perdendo por 2 a 0, vira o marcador para levar disputa às penalidades, em que confirma vaga na terceira fase da competição
O dia 2 de março de 2022 jamais sairá da história do América-MG. Nesta quarta-feira, o Coelho conseguiu uma virada inesquecível sobre o Guaraní-PAR para avançar à terceira fase da Libertadores da América. Após perder o jogo da ida por 1 a 0 no Horto, o time saiu atrás no Defensores Del Chaco por 2 a 0, mas conseguiu, em um segundo tempo histórico, virar para 3 a 2 e levar a disputa para os pênaltis. Nas cobranças, o América mostrou resiliência novamente para superar o rival, fazer 5 a 4 e confirmar a vaga.
Wellington Paulista, duas vezes, e Pedrinho marcaram os gols do Coelho - Fernando Fernández e Marcos Cáceres fizeram os tentos do Guaraní. Com a vaga, o América vai encarar o Barcelona-EQU nos dias 9 e 16 de março para tentar chegar à fase de grupos, em que o clube nunca chegou antes. Everaldo, Índio Ramírez, Rodolfo, Iago Maidana e Wellington Paulista converteram seus pênaltis.
Só pela participação na segunda fase, o Coelho recebe 500 mil dólares (cerca de R$ 2,6 milhões). Ao avançar, receberá mais 600 mil dólares (cerca de R$ 3,1 milhões).
O JOGO
Após um primeiro tempo fraco, sem força, o Coelho arranjou forças para virar o placar e levar a decisão para os pênaltis. O time incorporou o espírito da Libertadores. As mudanças feitas por Marquinhos Santos fizeram muito efeito, deixando o time mais sólido e ofensivo.
Wellington Paulista foi o grande nome do jogo. Quando o América-MG perdia por 2 a 0, foi o atacante que puxou a responsabilidade e marcou dois gols, possibilitando a reação, posteriormente confirmada com o gol de Pedrinho. Wellington brigou, correu, perdeu gol, mas deixou sua marca de artilheiro duas vezes e, aos 38 anos, entrou definitivamente na história do América na Libertadores.
Após a classificação, o América-MG volta a campo no sábado para encarar o Villa Nova no sábado, às 16h30, pelo Campeonato Mineiro, no Independência.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
GUARANI-PAR 2 (4) X(5) 3 AMÉRICA-MG
Data:2 de março de 2022
Horário: 19h15(de Brasília)
Local: Defensores Del Chaco, Assunção (PAR)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Facundo Rodriguez e Maximiliano Del Yasso (ARG)
Gols: Fernando Fernández, aos 13’-1ºT (1-0)Marcos Cáceres, aos 14’-1ºT(2-0), Wellington Paulista, aos 13’-2ºT(2-1), Wellington Paulista, aos 29’-2ºT(2-2), Pedrinho, aos 47’-2ºT(2-3)
Cartões amarelos: Rodrigo Fernández(GUA), Roberto Fernández(GUA), Rodi Ferreira (GUA), Mendoza (GUA), Iago Maidana (AME), Éder (AME), Felipe Azevedo (AME)
Cartões vermelhos: -
GUARANI-PAR (Técnico: Fernando Jubero)
GUARANÍ-PAR: Vásquez; Júlio González, Marcos Cáceres, Roberto Fernández e Guillermo Benítez (Rodi Ferreira, aos 17’-2ºT); Mendoza (Angel Ramirez, aos 17’-2º T), Marcelo González (Ayala, aos 25’-2ºT), Rodrigo Fernández e Colmán (Samúdio, aos 27’-1ºT); Fernando Fernández (Barreiro, aos 24’-2ºT) e Ortiz
AMÉRICA-MG (Técnico:Marquinhos Santos)
Jaílson; Patric, Iago Maidana, Éder (Everaldo, aos 28’-2ºT) e Marlon(Rodolfo, aos 41’-2ºT); Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramirez, aos 28’-2ºT), Matheusinho (Henrique Almeida, aos 42’-2ºT), Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 40’-1ºT) e Wellington Paulista.