O Atlético-MG conheceu o caminho que irá percorrer na fase de grupos Libertadores de 2023. O time mineiro está no mesmo grupo de Athletico-PR, Liberad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru). O diretor de futebol do Alvinegro, Rodrigo Caetano, não lamentou a sorte do clube, e sabe que terá duelos complicados pela frente
-Se formos analisar, poderia ter sido pior- disse em entrevista à TV Globo.
Caetano, que falou do sorteio na zona mista da Conmebol comentou sobre os rivais que o Galo vai encarar, destacando o equilíbrio.
- Não dá para qualificar como grupo da morte. Nosso grupo é equilibrado, equipes já acostumadas. Alianza Lima de muita tradição no Peru, tem grande torcida. O Libertad não é de tanta torcida, mas muito organizado, com poder financeiro. E o Athletico é tradicional adversário, fizemos final de Copa do Brasil-disse.
A equipe mineira chegou à fase de grupos da Libertadores depois de eliminar Carabobo- VEN e Millonarios-COL nas etapas iniciais do torneio. Por isso, o Galo foi ser cabeça de chave. Com essa situação, o time atleticano poderia ter caído num grupo com Flamengo, Boca, River ou Palmeiras, A sorte foi dupla na visão de Caetano, já que o Atlético terá viagens menos cansativas, facilitando a logística do clube.
- É isso que deve ser confirmado pela Conmebol. Se vamos decidir fora a nossa classificação, vamos iniciar em casa, o que elimina viagem entre ida e volta da final do Campeonato Mineiro, onde iremos buscar o tetracampeonato mineiro, algo que só aconteceu duas vezes na história do clube-disse, para em seguida complementar:
- Na verdade, em termos de logística, facilita bastante, jogaremos em duas capitais. Não tinha como ser bom nem ótimo. É um grupo difícil, algo que esperávamos, pois tivemos um caminho difícil ao não classificar diretamente. Nos resta analisar bem os adversários, jogar bem e fazer uma boa fase de grupos - completou o diretor.
O Atlético-MG irá estrear no meio da próxima semana em casa na Libertadores, contra o Libertad. Assim, o Galo não terá de viajar entre os jogos de ida e a volta da final do Campeonato Mineiro, contra o América-MG. A decisão estadual começa neste sábado, 1 ] de abril, no Independência.