menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Bebeto de Freitas, técnico da Geração de Prata, morre aos 68 anos

Um dos grandes nomes do esporte brasileiro, Bebeto não resiste a parada cardíaca em evento de apresentação do time de futebol americano do Atlético-MG e morre em BH

Bebeto de Freitas morreu aos 68 anos
imagem camera(Foto: Acervo Lance!)
Avatar
Lance!
Belo Horizonte (MG)
Dia 13/03/2018
15:57
Atualizado em 13/03/2018
19:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

O esporte brasileiro está de luto: Bebeto de Freitas morreu nesta terça-feira aos 68 anos, em Belo Horizonte. O então diretor de administração e controle do Atlético-MG não resistiu após sofrer uma parada cardíaca quando acompanhava o lançamento oficial do time de futebol americano do clube, na Cidade do Galo.

Bebeto de Freitas chegou a ser atendido por um helicóptero do Corpo de Bombeiros e duas ambulâncias (do Samu e do Corpo de Bombeiros). Em nota, o clube decretou luto oficial de três dias e afirmou:

"É com muito pesar que informamos o falecimento de Bebeto de Freitas, Diretor de Administração e Controle do Atlético, nesta terça-feira.

Bebeto sofreu uma parada cardíaca, pouco depois de participar de um evento na Cidade do Galo. O Diretor foi atendido prontamente, mas não resistiu".

LEGADO INTENSO NO VÔLEI E NO FUTEBOL 

A carreira de Bebeto de Freitas no esporte teve início nas quadras de vôlei. Foi um dos grandes jogadores de vôlei do Botafogo, onde foi campeão carioca entre 1965 e 1975. Além disto, defendeu a Seleção Brasileira nos jogos Olímpicos de 1976.

Em seguida, passou por um desafio ainda maior no vôlei: comandar a Seleção Brasileira masculina. E sob seu comando, fez história em 1984, ao ser o técnico da "Geração de Prata". Depois, comandou o Brasil na Olimpíada de 1988.

Também como técnico, consagrou-se em outro país: na Itália, liderou o Mexicano Parma, onde foi campeão cinco vezes. O grande desempenho o levou a assumir o comando da Azzurra entre 1997 e 1998, onde faturou a Liga Mundial  de 1997.

Em 1999, Bebeto mudou de ares e de território: aceitou o convite para ser manager do Atlético-MG - a equipe faturou o Estadual e foi finalista do Brasileiro. Dois anos depois, voltou ao clube, que ficou na quarta colocação no Nacional.

Entre 2003 e 2008, Bebeto de Freitas assumiu um desafio ainda maior: o de presidente do Botafogo. Em sua gestão, ele reestruturou um clube que acabara de ser rebaixado, e o Glorioso voltou à elite, além de conquistar o Carioca de 2006. 

Em 2017, o ex-dirigente assumiu a pasta de Secretaria e Lazer na prefeitura de Belo Horizonte, a convite do atual prefeito, Alexandre Kalil. Mas deixou o cargo com a eleição de Sérgio Sette Câmara, para se tornar diretor de administração e controle do Galo, em seu último trabalho.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias