Conmebol aplica multa no Galo, mas a CBF vai pagar a conta

Chegou ao fim a possibilidade de uma punição esportiva pelo atraso na entrega da lista de inscritos da Libertadores, erro que teve a participação 

Escrito por

O Atlético-MG respira aliviado. Após um suspense com a possibilidade de ser punido com perda de pontos nos confrontos diante de Danúbio e Defensor, ambos do Uruguai por um suposto atraso na entrega da lista de inscritos do Galo.

O Tribunal Disciplinar, órgão independente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), determinou, na tarde desta terça-feira, que ao invés de punir esportivamente o clube, o alvinegro será multado em 15 mil dólares (cerca de R$ 56,2 mil), valor que será debitado das suas cotas de patrocínio e direitos de transmissão. O São Paulo também foi multado em 15 mil dólares e advertido pelo tribunal, pelos mesmo motivos que o Galo.


Porém, não é o clube mineiro que vai arcar com o débito. Como a CBF, que tem o dever de encaminhar as listas para a Conmebol, vai assumir o erro e ressarcir o montante para o Galo, que ficará livre para seguir na competição sem maiores problemas, decidindo sua vida na Libertadores dentro de campo.

O Atlético-MG foi enquadrado no no artigo 49 do regulamento da Copa Libertadores, que determina o prazo para inscrição de atletas e a forma de realização desse tipo de registro. O Galo disse em várias ocasiões que enviou sua relação antes do prazo determinado e que a confirmação depende da CBF, pois ela que acessa o sistema da Conmebol para confirmação do envio dos inscritos na entidade sul-americana.

O clube mineiro entende, juntamente com outros brasileiros envolvidos no caso que a falha na entrega em prazo apto foi da CBF e os times não poderiam ser punidos por um equívoco que não cometeram, pois o registro de atletas em competições sul-americanas tem de passar obrigatoriamente pelas federações locais, no caso do Brasil, a CBF que garante ter cumprido os prazos, mas assumirá a multa.

Além da multa, o Galo será advertido no caso, mas não sofrerá nenhuma sanção esportiva, que o impedirá de buscar sua vaga fase de grupos da Libertadores contra o Defensor-URU, nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 21h30, no Independência. A equipe mineira venceu o primeiro jogo da terceira fase pré-grupos por 2 a 0 e pode perder por um gol de diferença e ainda empatar com os uruguaios, que avança na competição.

Siga o Lance! no Google News