Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam no estádio Independência pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O jogo será na noite desta segunda-feira (13), às 20h. Para o clássico, a Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou as cores dos uniformes das equipes.
O mandante Cruzeiro, vai a campo com seu uniforme tradicional, estampado pela cor azul nas camisas e meiões, e o branco nos calções. Já o Atlético-MG, vestirá camisa listrada nas cores preto e branco, calções pretos e meiões brancos. No gol, a Raposa terá a cor laranja e o Galo, cinza.
A história da camisa azul do Cruzeiro é antiga. Antes disso, a equipe celeste era conhecida como Palestra Itália e estampava a cor verde. Foi em 1943, durante uma partida amistosa contra o São Cristovão-RJ, que a Raposa estreou o manto azul pela primeira vez. O jogo foi disputado no antigo estádio do Barro Preto e terminou com a vitória de virada dos cariocas, por 5 a 3. Desde então, a cor celeste passou a ser a tradicional nos uniformes do Cruzeiro.
Desde a fundação do clube, o Atlético-MG tinha a cor preta como predominante, com os únicos detalhes em branco na manga e gola. A partir de 1920, a identidade visual do Galo passou a tomar as formas de hoje com a inserção das tradicionais listras finas na camisa. Os calções eram brancos, e depois de alguns anos, se tornaram pretos.
Vestidos com seus mantos tradicionais, Cruzeiro e Atlético-MG buscam a vitória no primeiro clássico entre os rivais no ano. A Raposa precisa do resultado para respirar na competição, enquanto o Galo sonha com a classificação antecipada para as fases finais.