O ex-zagueiro do Atlético-MG e Cruzeiro, Edcarlos ganhou o cargo de coordenador geral de Defesa Dos Direitos Do Torcedor, uma posição de confiança na Secretaria Nacional de Futebol, do Ministério do Esporte. O ex-atleta foi nomeado ao cargo no governo Lula no último dia 10 de maio.
- O convite foi feito mais para lidar com a questão de projetos sociais. Eu iniciei em projeto social, com o sonho de virar jogador profissional, e foi graças a um desses projetos que eu consegui dar sequência na minha carreira. Essa é uma das pautas que mais me chama atenção, que eu gosto, vivenciei, essa é a minha causa - afirmou ao portal Olhar Olímpico, do UOL.
Nas últimas eleições, Edcarlos fez campanha para o deputado federal de Minas Gerais, Fred Costa (Patriota). Edcarlos ainda afirmou que considera a sua nomeação como técnica.
- Logicamente que tem algumas pessoas que são do partido, e muitos que estão trabalhando que não são. É mais pela minha história, pelo meu currículo, pela minha experiencia de vida. E como o deputado Fred Costa sempre me acompanhou, é de Minas, eu joguei no Cruzeiro e no Atlético, então partiu daí esse convite - acrescentou na entrevista.
Em suma, Edcarlos jogou na Raposa entre 2011 e 2012, quando foi campeão mineiro pelo clube celeste. Já no Galo, atuou entre 2014 e 2016, onde conquistou, além do Campeonato Mineiro, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.