Hulk, Felipão e Caetano, do Atlético-MG, podem ser punidos por ‘ofensa à honra’ de Wilton Pereira Sampaio

Trio do Atlético fez críticas à atuação do árbitro no clássico contra o América-MG

Escrito por

Neste último domingo (2), Atlético e América empataram em 2 a 2, no Mineirão, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas além de dois pontos perdidos em casa, o clássico ainda pode render alguns problemas para o Galo nas próximas semanas. Isso porque o atacante Hulk, o técnico Felipão e o diretor de futebol do alvinegro, Rodrigo Caetano, foram citados pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio na súmula do jogo. E segundo o juiz, ele teve sua "honra ofendida" pelo trio do Galo, o que possivelmente levaria o clube ao STJD.

O camisa 7 foi expulso da partida após receber o segundo amarelo após o fim do jogo. Felipão, por sua vez, ganhou o cartão vermelho no fim da etapa inicial. Já Caetano, segundo o árbitro, reclamou da atuação da arbitragem antes, durante e após a partida, nos corredores do Mineirão.

Na súmula, Wilton destacou que expulsou o atacante do Galo por aplausos irônicos após a expulsão, ao contrário do que Hulk alegou ao sair, ao afirmar que foi expulso porque o aplaudiu.

-Após a expulsão, o atleta se aproximou novamente do quarteto de arbitragem, aplaudindo de forma irônica e se retirando em seguida. Registro, por fim, que diante das palavras que foram ditas, me senti ofendido em minha honra-disse.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) separa uma “reclamação comum” de uma ofensa à honra da equipe de arbitragem. Assim, no segundo caso, o código prevê uma pena mínima de cerca de quatro partidas de suspensão, se praticada por atleta ou membro da comissão técnica contra a equipe de arbitragem, com base no artigo 243-F, §1º do CBJD.

Porém, apenas pelo relato de Wilton Pereira Sampaio na súmula do jogo não é o suficiente para decretar que os profissionais do Galo ofenderam a honra do juiz. Dessa forma, Hulk, Felipão e Caetano devem ser julgados pelo STJD, que irá avaliar o caso.

Siga o Lance! no Google News