Parabéns, Galo! Atlético-MG comemora 112 anos. Confira 10 momentos icônicos de sua história
O alvinegro de Minas completa mais um ano de sua rica história no futebol brasileiro
O dia 25 de março de 1908 é sinônimo de alegria para a metade alvinegra de Minas Gerais. É neste dia que se comemora o aniversário do Clube Atlético Mineiro, uma das maiores instituições do futebol brasileiro.
O Galo, tem histórias marcantes no cenário esportivo nacional e internacional, sendo um dos maiores símbolos mineiros. E, o maior patrimônio do clube é a sua apaixonada torcida, que “torce” contra vento se uma camisa atleticana estiver no varal.
O sentimento do atleticano é simples em relação ao Galo: amor incondicional. Parabéns ao Atlético-MG! Vida longa ao Galo Doido! Confira dez momentos especiais na história alvinegra.
Nascimento de uma das maiores paixões de Minas Gerais
O acontecimento que marcou o nascimento do Clube Atlético Mineiro se deu em 25 de março de 1908. Nessa data, um grupo de estudantes se reuniu no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, nascendo uma das paixões dos mineiros
Goelada histórica sobre o maior rival- Galo 9 a 2
A icônica goleada do alvinegro sobre o seu maior rival por 9 a 2, que chamava Palestra Itália, ainda é motivo de orgulho e discussões. Foi um placar histórico.
Primeiro campeão nacional- Galo campeão dos campeões
Pioneirismo! O Galo foi o primeiro time a vencer uma competição interestadual, ao se sagrar Campeão dos Campeões do Brasil, em 1937. O torneio foi o embrião do Brasileirão.
Campeão do Gelo- Jornada histórica
Em 1950, o Galo teve outro feito inédito no futebol brasileiro. A excursão pela Europa, contra times da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
A bela campanha deu a alcunha de “Campeão do Gelo” para o Galo, pois o período fora do Brasil foi realizado no rigoroso inverno europeu.
Vitória sobre a Seleção de Pelé, Tostão e cia
Em 3 de setembro de 1969, o Atlético-MG se tornou a única equipe do mundo a derrotar a Seleção Brasileira que conquistaria o tricampeonato mundial, no México.
Atuando no Mineirão e utilizando a camisa da Federação Mineira de Futebol, o Galo venceu as "Feras do Saldanha" por 2 a 1, gols de Amaury e Dadá Maravilha, com Pelé, em posição de impedimento, descontando para o Brasil.
Primeiro campeão Brasileiro
Em 1971, o Galo teve outra página vitoriosa além das montanhas de Minas Gerais. O alvinegro se tornou campeão do primeiro Campeonato Brasileiro, conquistando o título com vitórias sobre São Paulo (1 x 0), no Mineirão, e Botafogo (1 x 0), no Maracanã, no triangular final da competição.
O artilheiro da competição foi Dario, que marcou 15 gols, inclusive o do título, na vitória sobre o Botafogo, no Maracanã.
Maior campeão de Minas Gerais
O Atlético-MG é o maior campeão mineiro, com 44 títulos. Prova da hegemonia alvinegra em Minas Gerais, foi o hexacampeonato conquistado pelo clube entre os anos de 1978 a 1983.
A equipe contava com craques como Reinaldo, Éder Aleixo, Toninho Cereza, João Leite, Luizinho, entre outros. Reinaldo, com 47 gols, e Éder Aleixo, com 35, foram os maiores artilheiros do hexacampeonato mineiro.
Primeiro gosto da América- Copa Conmebol
A primeira conquista internacional do Atlético-MG ocorreu em 1992, quando o Galo venceu a primeira edição da Copa Conmebol, torneio que reunia os terceiros e quartos colocados dos campeonatos nacionais.
O time mineiro derrotou o tradicional Olimpia, do Paraguai em dois jogos. Cinco anos depois, o Galo voltou a vencer a Copa Conmebol, em 1997, derrotando o Lanús, da Argentina.
O topo da América. Galo campeão da Libertadores 2013
Um alinhamento perfeito ocorreu com o Atlético-MG no ano de 2013. O clube conseguiu trazer um astro mundial, Ronaldinho Gaúcho, que se juntou a Diego Tardelli, Cuca e um elenco forte na maior conquista de sua história.
A campanha do título foi emocionante e trouxe uma nova geração de atleticanos para amar o Galo. A equipe mineira teve pela frente na final novamente o Olímpia em uma decisão continental. Desta vez, a taça veio no sofrimento dos pênaltis, mas “São Victor” ajudou a garantir a Libertadores daquele ano histórico.
Conquista nacional sobre o maior rival-Copa do Brasil 2014
O atleticano tem outro orgulho ímpar na sua vida. Ver o Galo derrotar o Cruzeiro, maior rival, em uma decisão nacional. O alvinegro superou a Raposa na final da Copa do Brasil de 2014 em duas partidas e tem no currículo um triunfo sobre o time celeste em âmbito nacional.
🥳 PARABÉNS AO CLUBE MAIS POPULAR DE MINAS! AQUI É #GALO, #¥*&@!
— Atlético (de🏠) (@Atletico) March 25, 2020
🏠🏴 Coloque a sua bandeira na janela! Vamos comemorar juntos!#EmCasaAGenteViraOJogo #Galo112Anos pic.twitter.com/xVelHaOsZk