Tendo passado por um 2019 complicado em virtude de problemas físicos sérios como o quadro de hérnia de disco que lhe rendeu procedimento cirúrgico, o zagueiro Ernando foi mantido no elenco do Bahia para a temporada 2020 segundo informação do próprio clube no site oficial.
Não à toa, inclusive, o jogador de 31 anos de idade fez o seu segundo menor número de partidas em um ano considerando o período entre 2010 e 2019, 27 jogos com três gols marcados. A outra oportunidade na qual ele atuou de maneira menos intensa foi em 2017 com somente 14 confrontos.
A continuidade de Ernando no elenco de Roger Machado também pesa para a capacidade de ter alternativas versáteis à disposição do treinador já que, além da função original de zagueiro, o defensor também pode atuar por vezes na lateral-esquerda.
Com isso, também pode ter pesado favoravelmente a permanência do atleta apesar do ano difícil as alternativas menos volumosas do plantel no setor de retaguarda. Além de Ernando, estão nesse grupo Juninho, Lucas Fonseca e Wanderson.