Se tem uma equipe que chega a paralisação visando a Copa América feliz com o seu desempenho quando o assunto é o aproveitamento de gols, certamente esse time é o Bahia. Isso porque, até então, a equipe dirigida por Roger Machado sustenta a liderança dentre as equipes da elite no quesito de ter o ataque mais positivo do Brasil.
Somando todas as competições que o Tricolor da Boa Terra já disputou em 2019 (Baianão, Copa do Nordeste, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e o Brasileirão), o time acumulou a ótima marca de 64 gols feitos em 40 compromissos, algo que pode ser enumerado em uma média de 1,6 gol por jogo.
E, quando se fala em colocar a bola no barbante, a temporada iluminada no comando de ataque fica por conta do centroavante Gilberto. O camisa 9 é o artilheiro isolado da equipe no ano com 16 gols, seis à frente do segundo colocado no quesito, Fernandão.
Completam o chamado "Top 5" o também atacante Artur (seis gols) bem como Arthur Caíke e o meia Shaylon, os dois últimos com cinco.
Tendo chegado a equipe por empréstimo do Palmeiras, quem também vem tendo destaque direto nas jogadas e nos gols feitos pelo Bahia é Artur. Não à toa ele lidera o quesito assistências com sete até o momento.
Aqueles que também exercem bem o papel de garçom em 2019 são Moisés, Shaylon (cinco), Gilberto (quatro) e Élber (três).