menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Saiba tudo sobre o Nacional, que estreia novo técnico contra o Bahia

Tricolor baiano enfrenta time uruguaio na noite desta quarta-feira

Snapins.ai_488443006_18505745080052006_9147668118259668584_n_1080-aspect-ratio-512-320
imagem cameraElenco do Nacional reunido antes do último jogo (Divulgação / Nacional)
Dia 09/04/2025
09:57
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Uma das equipes mais tradicionais da América do Sul, o Nacional estreia em casa pela Libertadores às 19h desta quarta-feira (horário de Brasília) contra o Bahia. Na tentativa de retomar o protagonismo no continente, o time uruguaio chega para a partida em momento turbulento e com um novo técnico, que irá fazer o primeiro jogo à frente do clube.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Otero comemora gol pelo Nacional  Foto: Divulgação / Nacional
Otero comemora gol pelo Nacional Foto: Divulgação / Nacional

Tricampeão da Libertadores (1971, 1980 e 1988) e campeão da Recopa (1989), o Nacional é o recordista de participações em Libertadores e já é figurinha carimbada na competição há muito tempo. Fundado em 1899, o clube disputou todas as edições de 1995 para cá e vai para a sua 52ª participação na história. Contudo, o time não chega a uma semifinal desde 2009, quando foi eliminado pelo Estudiantes. Na temporada passada caiu para o São Paulo nas oitavas. Curiosamente, nas três vezes em que foi campeão, também conquistou o título mundial.

Nesta edição o Nacional está no grupo que para muitos é o da morte, ao lado de Atlético Nacional (COL), Internacional e Bahia. São sete títulos de Libertadores neste grupo F e um Tricolor baiano sedento para ganhar espaço no cenário continental sob a gestão do Grupo City. Na primeira partida, no entanto, o Nacional desapontou o torcedor e perdeu fora de casa para o Atlético Nacional por 3 a 0.

continua após a publicidade

+ Com Nacional pela frente, Ceni alerta para desempenho do Bahia fora de casa

Como vem o Nacional?

Elenco agradece torcida após partida contra o Liverpool  Foto: Divulgação / Nacional
Elenco agradece torcida após partida contra o Liverpool Foto: Divulgação / Nacional

Segundo maior campeão uruguaio com 49 conquistas, só atrás do rival Peñarol, que tem 51, o Nacional começou bem a temporada, com vitória no clássico contra o Peñarol que garantiu ao time o título da Supercopa. À época o time era treinado pelo técnico Martín Lasarte, que já teve outras passagens pelo clube e foi campeão nacional três vezes.

Mas a partir do início da Primeira Divisão uruguaia o time começou a cair de rendimento e não conseguiu se firmar no pelotão de cima. Diante da oscilação no torneio nacional e da derrota amarga na estreia da Libertadores, Lasarte foi demitido e deu lugar a Pablo Peirano, que já treinou o Santa Fe, da Colômbia, e foi auxiliar de Gerardo Pelusso, campeão da Sul-Americana à frente da equipe colombiana.

continua após a publicidade

O Nacional é o atual sexto colocado da Liga Uruguaia com 16 pontos, seis a menos que o líder Liverpool, e somou cinco vitórias, quatro empates e três derrotas nesta temporada.

Pablo Peirano, novo técnico do Nacional  Foto: Divulgação / Nacional
Pablo Peirano, novo técnico do Nacional Foto: Divulgação / Nacional

O jornalista uruguaio Alberto Perez, do programa Las Voces del Fútbol, voltado para rádio e TV uruguaia, afirmou, em conversa com o Lance!, que a chegada de Pablo foi inesperada, já que outros nomes circulavam como cotados a assumir a vaga. Ele, inclusive, comandou seu primeiro trabalho pela equipe na última segunda-feira. Por isso, segundo Alberto, ainda é difícil projetar o time que vai jogar contra o Bahia.

- Sua chegada surpreendeu o Nacional, porque não estava entre os nomes esperados nem pelos torcedores nem pelos dirigentes. O primeiro nome que o Nacional queria era Jadson Viera, técnico do Boston River, mas o clube não permitiu sua saída. Outro nome era Marcelo Méndez, que agradeceu o interesse, mas desistiu da oportunidade - revelou o jornalista.

Provável time e destaques

Otero é um dos atletas do Nacional  Foto: Divulgação / Nacional
Otero é um dos atletas do Nacional Foto: Divulgação / Nacional

É possível que o treinador mude o estilo de jogo e passe a adotar um sistema com três zagueiros, seguindo o padrão de trabalhos anteriores. Assim, uma provável escalação do Nacional contra o Bahia, para a segunda rodada da Libertadores, seria formada por:

Mejía; Ancheta, Coates, Millán, Caliñones e Gabriel Báez; Oliva e Boggio; Villalba (Otero), Herazo e Jeremias Recoba.

Alberto listou os principais nomes da equipe, que tem no plantel alguns conhecidos da torcida brasileira, como Vargas e Otero. Dentre os jogadores de destaque estão o zagueiro Coates, ex-seleção uruguaia, o goleiro panamenho Mejía, que está no clube há muitos anos, e o Nico López, ex Internacional, que chegou ao Nacional após passagem pelo León, do México.

Em conversa com o Lance!, o também jornalista Diego Domínguez, do El País, avaliou as movimentações da equipe na última janela de transferências.

- Algumas contratações que ainda não renderam como se esperava. É o caso de Eduardo Vargas, que só marcou um gol de pênalti até agora. O mesmo acontece com o venezuelano Rómulo Otero, por quem o clube investiu dinheiro, e que só no último fim de semana marcou seus dois primeiros gols.

Gran Parque Central
Foto: Stonek Fotografía

Invicto no Gran Parque Central desde 2022 em jogos da Libertadores e com ingressos esgotados para esta quarta-feira, o Nacional estreia em casa, contra o Bahia, após um golpe doído na primeira rodada para tentar somar pontos de olho na retomada do protagonismo nesta edição da competição continental.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias