menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Veja destaques, histórico e como chega o Atlético Nacional contra o Bahia

Times brigam pela liderança do grupo F da Libertadores

SaveClip.App_489410102_18497522977056793_5053780484330963003_n-aspect-ratio-512-320
imagem cameraTime do Atlético Nacional reunido (Foto: Divulgação / Atlético Nacional)
Dia 24/04/2025
11:25
Atualizado há 4 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Bahia e Atlético Nacional (COL) se enfrentam às 21h desta quinta-feira (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em jogo da terceira rodada da Libertadores que vale a liderança do grupo F. Duas vezes campeã da competição, a equipe colombiana chega cheia de desfalques e com um velho conhecido da torcida tricolor em busca de recuperação.

continua após a publicidade

Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!

Time do Atlético Nacional após derrota no Beira-Rio  Foto: Divulgação / Atlético Nacional
Time do Atlético Nacional após derrota no Beira-Rio Foto: Divulgação / Atlético Nacional

Depois de uma estreia animadora com vitória folgada por 3 a 0 contra o Nacional (URU), o Atlético Nacional foi surpreendido pelo Inter na rodada passada e perdeu pelo mesmo placar no Beira-Rio. Por isso, o time de Medellín estacionou na terceira posição do grupo, com três pontos, atrás até do Bahia, que é o segundo, com quatro.

Ou seja, quem vencer nesta quinta-feira toma a liderança do Internacional, que chegou a cinco pontos após empatar por 3 a 3 com Nacional na última terça-feira.

continua após a publicidade

Para além da Libertadores, o Atlético Nacional vai tentar superar a derrota para o Deportivo Cali por 1 a 0 no último domingo, pelo Campeonato Colombiano, e o alto número de desfalques. O time chega para esta partida contra o Bahia com cinco desfalques ao todo, dentre eles o treinador Javier Gandolfi. Confira abaixo:

  1. Javier Gandolfi e Hinestroza (expulsos contra o Internacional);
  2. Felipe Aguirre, Zapata e Kevin Viveros (lesionados).

Por outro lado, os meias Matheus Uribe e Sebastián Guzmán voltam de contusão e estarão disponíveis para o jogo.

Quem é o treinador Javier Gandolfi?

Técnico Javier Gandolfi  Foto: Divulgação / Atlético Nacional
Técnico Javier Gandolfi Foto: Divulgação / Atlético Nacional

Ex-zagueiro com passagens por River Plate (ARG), Arsenal Sarandí (ARG), Jaguares (MEX), Tijuana (MEX) e Talleres (ARG), clube pelo qual se aposentou, Javier Gandolfi tem 44 anos e uma curta carreira como treinador. A trajetória de Gandolfi à beira do campo começou em 2022, como auxiliar do Talleres. Ele continuou na equipe argentina no ano seguinte, mas desta vez como treinador.

continua após a publicidade

Depois ele ainda passou pelo Independiente del Valle (EQU) antes de desembarcar na Colômbia em 2025 para comandar o Atlético Nacional. Logo no terceiro jogo à frente da equipe de Medellín, conquistou seu primeiro título da carreira ao vencer o duelo contra o Atlético Bucaramanga, nos pênaltis, pela Supercopa da Colômbia. Vale destacar que o Atlético Nacional ganhou o Torneio Clausura, enquanto o Bucaramanga foi campeão do Apertura.

+ Entrevista: conheça trio do Bahia que levou o Brasil ao título Sul-Americano

Principais destaques do Atlético Nacional

Em conversa com o Lance!, o jornalista Juancho Serrano, do jornal Q'hubo, destacou os destaques individuais do Atlético Nacional. Os principais, segundo o profissional, são o goleiro Ospina, o zagueiro William Tesillo, o lateral Felipe Román, os volantes Edwin Cardona e Jorman Campuzano, além do atacante Alfredo Morelos.

Jogadores do Atlético Nacional  Foto: Divulgação / Atlético Nacional
Jogadores do Atlético Nacional Foto: Divulgação / Atlético Nacional

Esse jogo também vai proporcionar o reencontro entre Camilo Cándido e o Bahia. O lateral-esquerdo atuou pelo clube baiano em 2023 antes de se transferir para o Cruz Azul (MEX). Pelo Tricolor, foram 19 jogos, um gol e duas assistências. Na atual temporada, Cándido chegou à equipe de Medellín e já é considerado lateral titular.

Camilo Cándido em treino do Atlético Nacional   Foto: Divulgação / Atlético Nacional
Camilo Cándido em treino do Atlético Nacional Foto: Divulgação / Atlético Nacional

História e retrospecto contra brasileiros

O repórter Juancho Serrano também descreveu as principais glórias do Atlético Nacional, um dos maiores clubes da Colômbia e vice-líder do Torneio Apertura 2025, com 28 pontos.

- O Nacional é um time de Medellín, cidade localizada 420 quilômetros a noroeste de Bogotá. Está perto de comemorar 78 anos de história (foi fundado em 30 de abril de 1947) e é o time colombiano com mais títulos locais e internacionais: 36 títulos (18 ligas, 7 copas da Colômbia, 4 superligas colombianas, 2 Copas Libertadores, 2 Interamericanas, 1 Recopa Sul-Americana, 2 Merconorte).

O time colombiano conquistou os títulos da Libertadores em 1989 e 2016 e também chegou à final em 1995, mas perdeu para o Grêmio. Já na Sul-Americana, foi finalista em 2002, 2014 e 2016, ano que ficou marcado pela tragédia com a Chapecoense.

O time de Medellín, inclusive, já enfrentou o Bahia na Sul-Americana 2013 e, depois de vencer na Colômbia por 1 a 0, perdeu pelo mesmo placar em Salvador e se classificou nos pênaltis.

Equipe do Atlético Nacional  Foto: Divulgação / Atlético Nacional
Equipe do Atlético Nacional Foto: Divulgação / Atlético Nacional

Ao todo, o Atlético Nacional tem 52 partidas oficiais contra brasileiros na história, enfrentando 15 times diferentes. Desses jogos, só três foram ganhos no Brasil.

Atual campeão colombiano, o Atlético Nacional enfrenta o Bahia em busca da quarta vitória em solo brasileiro para tentar assumir a liderança do grupo F e manter vivo o sonho do tricampeonato.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias