Nescau lança em SP torneio de basquete 3 x 3 com o apoio de Anderson Varejão
- Matéria
- Mais Notícias
A Nescau, uma das marcas da Nestlê, lançou, nesta quinta-feira, em São Paulo, parceria com a Associação Nacional de Basquete 3 x 3, a Liga Fast 3x3 Streetball. A competição terá partidas de basquete entre equipes de três atletas, em quadras de 15m x 11m, e apenas uma tabela. As inscrições estão abertas a estudantes dos ensino Médio e Superior, nas categorias masculina e feminina. O atleta interessado deverá estar, obrigatoriamente, matriculado numa instituição de ensino. A apresentação de documento comprovando que o aluno está matriculado é pré-requisito para a efetivação da inscrição no torneio.
A competição será disputada em São Paulo e conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Além da capital, foram escolhidas como sedes, quatro cidades do interior com forte tradição no basquete: Franca, Bauru, Americana e Arararas. As etapas classificatórias acontecerão nas sedes entre o final de setembro e a terceira semana de outubro. A grande final está prevista para ocorrer em São Paulo, no dia 30 de novembro.
Embaixador do projeto e um dos maiores jogadores brasileiros em atividade na NBA, o ala-pivô dos Cleveland Cavaliers, Anderson Varejão, elogiou a iniciativa e comentou sobre o dinamismo do basquete 3 x 3:
- Já joguei muito três contra três. Já salvou muita pelada, você marca de jogar e não tem dez pessoas para um rachão. É muito legal, porque aquele garoto que não tão forte, tão rápido, mas tem um bom arremesso acaba sendo muito importante, pode ser decisivo. Por envolver ensino médio e universitário, é também uma oportunidade para revelar novos talentos - ressaltou o atleta da NBA.
A Federação Internacional de basquete (FIBA) regulamentou o basquete 3 x 3 em 2010. Desde então, a entidade promove campeonatos da categoria, como os Mundiais de 2011 e 2012, vencidos por Nova Zelândia e Sérvia, respectivamente. O diretor de bebidas da Nestlé, Antonio Diogo, falou a respeito do entusiasmo da Nestlé, antecipando que a empresa admite a possibilidade de ampliar o seu apoio ao esporte, financiando um projeto de longo prazo.
- Estamos dando um primeiro passo. A Fiba quer, até 2020, tornar o basquete 3 x 3 um esporte olímpico. Sempre que entramos em um projeto, pensamos em continuar. Estamos focados em promover essa primeira edição. Dando tudo certo, pensamos sim em continuar nos próximos anos - afirmou o executivo da multinacional.
Além dos benefícios concedidos pela Lei de Incentivo, pesou na escolha por cidades do interior a tradição no basquete. O ex-jogador e gestor técnico da ANB3x3, Carlos Roberto falou sobre a paixão pelo esporte nas cidades paulistas:
- Quando joguei no time de Jales, tinha jogadores da seleção, na década de 80, todo mundo jogava basquete. Tinha tabela em todas as casas. A polícia chegava a apreender bolas na rua, levava para a delegacia e os pais das crianças tinham que ir buscar. Em Franca até hoje é assim, é a capital do basquete no Brasil - salientou.
A expectativa da Nescau é de que sejam inscritos 1.340 jogadores, divididos em até 336 times. As equipes contarão com um reserva, além dos três jogadores titulares. A final ainda não tem local definido, mas existe a pretensão de que seja realizada no heliponto do prédio da Nestlé, em São Paulo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias