menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Adversário do Botafogo na Libertadores tem investimento revolucionário no futebol do país

Associação Argentina de Futebol não permite as SAFs como modelo de gestão

Botafogo-campeao-Libertadores-2024-aspect-ratio-512-320
imagem cameraAtual campeão da Libertadores, Botafogo encara o Estudiantes na terceira rodada da fase de grupos (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 19/03/2025
06:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Botafogo conheceu os seus primeiros adversários na Libertadores 2025, em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, na última segunda-feira (17). Um deles é o Estudiantes, equipe argentina que está revolucionando o modelo de gestão do futebol no país.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

➡️ Conheça os adversários do Botafogo na fase de grupos da Libertadores

A realidade financeira dos times argentinos nos últimos anos entra em completo contraste com o momento do futebol brasileiro. Enquanto as equipes do Brasil se transformam em SAFs e batem cada vez mais recordes econômicos para o mercado esportivo nacional, a Associação do Futebol Argentino (AFA) proíbe esse tipo de gestão no regulamento. Porém, o Estudiantes desponta como principal opositor para escapar desse cenário.

O clube está em negociação com o empresário norte-americano Foster Gillett. Juan Sebastián Verón, presidente da equipe argentina, assinou um acordo por aporte progressivo que ultrapassa os 500 milhões de dólares, cerca de R$ 3,1 bilhões na cotação atual. A ideia é que esse dinheiro seja aplicado tanto no futebol masculino como no feminino, além de prever um investimento para a melhoria de infraestrutura do CT e do próprio Estádio Jorge Luis Hirschi, também conhecido como UNO.

continua após a publicidade

Verón é crítico do campeonato com mais de 20 equipes e também faz duras cobranças contra a AFA para a permissão de investimento externo no futebol.

O modelo negócio é bem parecido com o que acontece no Brasil, e com o próprio Botafogo, de John Textor. Mas, com a proibição da AFA, a saída que o Estudiantes encontrou para viabilizar o investimento milionário foi ceder um percentual de venda de atletas em forma de contrapartida para Gillett.

continua após a publicidade

Com a chegada do aporte, o Pincharrata já tem feito revoluções no mercado argentino nesta janela de transferências. A chegada de Cristian Medina, meio-campista do Boca Juniors, por 15 milhões de dólares (R$ 93,1 milhões) despontou como principal movimentação para elevar o nível do plantel. O jogador, inclusive, chegou alvo de clubes brasileiro e diferentes equipes em todo o continente.

A discussão da proibição das SADs cresceu a ponto de se tornar um embate com o presidente Javier Milei. O mandatário argentino busca mudar a situação financeira dos clubes argentinos e é a favor do investimento privado no futebol. Milei chegou a publicar um decreto que previa a mudança da Lei Geral de Sociedades para permitir que as associações esportivas se tornem Sociedades Anônimas caso dois terços dos associados aprovem. A AFA foi contra a medida, e chegou a consultar a FIFA dizendo que essa intervenção do governo argentino no estatuto da federação pode acarretar em punições para a seleção. A FIFA veda a intromissão de governos em suas federações afiliadas.

Estudiantes no campo e bola

Tetra campeão da Libertadores, o Estudiantes soma 17 participações no torneio internacional, e é o atual campeão da Copa da Liga da Argentina, confirmando a vaga para esta edição. Na última temporada, a equipe ficou pelo caminho na fase de grupos.

Em 2025, a equipe argentina é o atual quinto colocado do Grupo A no campeonato de Apertura da Argentina. Em 10 jogos, são cinco vitórias, quatro empates e uma derrota, com 19 pontos conquistados.

O time comandado por Eduardo Domínguez, conta com jogadores conhecidos do torcedor brasileiro: o volante Gabriel Neves e o atacante Lucas Alario tiveram passagens apagadas pelo Brasil, defendendo São Paulo e Internacional, respectivamente.

Os jogos do Botafogo

  • 1ª rodada - Universidad del Chile x Botafogo - Estádio Nacional del Chile
  • 2ª rodada - Botafogo x Carabobo - Estádio Nilton Santos
  • 3ª rodada - Estudiantes x Botafogo - Estádio Jorge Luis Hirschi
  • 4ª rodada - Botafogo x Universidad del Chile - Estádio Nilton Santos
  • 5ª rodada - Carabobo x Botafogo - Estádio Misael Delgado
  • 6ª rodada - Botafogo x Estudiantes - Estádio Nilton Santos

➡️ Conmebol manda indireta para Textor e Botafogo sobre premiação da Libertadores

O Botafogo volta a campo contra o Palmeiras, na primeira rodada do Brasileirão, no sábado, dia 29 de março, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque. Já na Libertadores, a equipe comandada por Renato Paova faz sua estreia contra o Universidad del Chile, em Santiago, no dia 2 de abril. Em seguida, enfrente o Carabobo no Nilton Santos, e viaja para La Plata, na terceira rodada, para duelo contra o Estudiantes.

textor-botafogo-libertadores-brasileirao
John Textor leva taças da Libertadores e Brasileirão para coletiva de apresentação de Renato Paiva (Foto: Reprodução/Botafogo TV)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias