Além do campo: Botafogo promove ensaios fotográficos para valorizar chegadas de jogadores
Vítor Silva, fotógrafo do Botafogo, é o responsável por explorar imagem dos jogadores além das quatro linhas; ao LANCE!, ele explica processo criativo
- Matéria
- Mais Notícias
Uma declaração de Junior Santos, novo atacante do Botafogo, chamou a atenção na entrevista coletiva de apresentação do atacante no Alvinegro. Ele comentou e elogiou as fotos que tirou no Estádio Nilton Santos no primeiro dia no clube.
Relacionadas
+ Montenegro elogia SAF do Botafogo, mas destaca: ‘Com esse dinheiro eu contrataria melhor’
- As fotos eu gostei para caramba (risos). Tirei as fotos ali (no estádio), foi legal, as fotos ficaram bonitas... Mas o modelo ajudou, bonitão desse jeito - brincou o atacante.
O Botafogo adota uma postura que não é comum no cenário do futebol: o clube passou a promover um ensaio fotográfico com os reforços desse ano. Uma medida para valorizar a chegada dos jogadores e, ao mesmo tempo, os cenários que envolvem o Glorioso.
O "pai da criança" é Vítor Silva, fotógrafo do Botafogo. O profissional foi o responsável de expandir a ideia e o retorno tem sido positivo. Em entrevista ao LANCE!, ele explicou como surgiu a ideia de sair da caixinha e expandir as fotos iniciais dos jogadores no clube novo.
+ Botafogo: Saiba como estão as condições físicas das contratações
- Hoje nós temos algo parecido com um media day, que o jogador tira fotos com um fundo branco para depois ser usadas nas redes sociais. Quando saímos de lá temos total liberdade no campo. Sempre faço uma primeira foto com o BFR no fundo, que é padrão de todo mundo, com a arquibancada aparecendo. De resto tenho que agradecer ao Botafogo pela liberdade que me dá de expressar a arte que é a fotografia, o registro que é um olhar artístico, algo que o próprio Junior agradeceu. Adryelson e Piazon também falaram muito bem. Eles (jogadores) ficam amarradões - afirmou.
- Antigamente a gente esperava o dia da apresentação para ser a primeira vez que o jogador iria vestir o uniforme. De vez em quando a gente tinha um atleta ou outro que tinha mais peso, alguns mais famosos, e esses a gente fazia algo no campo, como os exemplos de Kalou e Honda. Só que era sempre uma foto com o BFR (na arquibancada) no fundo, as vezes levava uma bola, posava com a camisa e era sempre para extrair uma foto, no máximo três. A gente começou a fazer muito, não sei se nos outros clubes é assim, ensaios de uniformes. Todo lançamento de camisa a gente fazia um ensaio no estádio, tinha uma camisa que tinha referência do Rio de Janeiro (da Kappa) e nós fomos para a praia, na comunidade, na Lapa... Uma a referência era os anos 90 então nós pegamos um Opala e um Cadete, sempre também utilizando atletas, e eles sempre ficavam satisfeitos, falavam que era muito maneiro, algo diferente - completou.
+ E o Matheus Pereira? Mazzuco explica busca do Botafogo por meia
Por ser o principal fotógrafo do clube, Vítor vive a rotina de acompanhar os eventos do dia a dia do Botafogo: rotina de treinos, jogos e cerimônias importantes. As apresentações de jogadores dão a liberdade, de certa forma, "quebrar o ciclo" e explorar novas formas de buscar fotografias.
- Acho até que virou algo de boas-vindas, todo jogador que chega tem um ensaio fotográfico, quando temos tempo damos uma volta no estádio, buscamos outros cenários e ações legais, a gente vai tentando criar algo criativo para a chegada do atleta. São fotos que não são perecíveis, que duram para sempre, dá para fazer um quadro. Graças a Deus eu tenho tido ótimas respostas dos próprios atletas, muitos vindos da Europa, de centros mais ricos, e falando que nunca viram isso, e dá para irem utilizando as fotos com o passar de tempo em vários sentidos, até para a rede social. É só mais um braço da nossa assessoria de comunicação, que é muito criativa, além da BotafogoTV. Eu como fotógrafo senti que esse é um momento que não podia ficar limitado a parte de treinos, apresentação oficial e uma foto no estádio - contou o profissional.
Com passagem em jornais antes de chegar ao Glorioso, Vítor afirma que a formação no impresso tem influência na forma como ele faz o trabalho atualmente.
+ Seleções na base, pegador de pênaltis e herói de título: quem é Lucas Perri, novo goleiro do Botafogo
- Era uma pegada editorial, até mesmo uma pegada de jornal, o que se fazia no LANCE! e Placar, até tem umas fotos inusitadas porque levavam os jogadores para vários lugares diferentes, eu lembro do Túlio segurando um peixe para provocar o Santos e foi uma junção dessas coisas. O fato de eu ter trabalhado em jornal e sempre ter que fazer um personagem, seja para o caderno de cultura ou esporte, ou retrato, que é uma foto mais inteligente. Com os jogadores chegando aqui a gente sempre tenta fazer uma composição de beleza do estádio, uniforme e com a presença dele (atleta) - explicou.
A seguir, Vítor falou ao LANCE! quais são as fotos favoritas que tirou nos ensaios fotográficos nas apresentações de jogadores no Estádio Nilton Santos que fez esse ano. Confira!
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias