Apresentado no Botafogo, Tiago Nunes confia no título do Brasileirão e crava: ‘Retomamos o respeito’
Treinador faz sua estreia no Alvinegro diante do Fortaleza
- Matéria
- Mais Notícias
Após ser anunciado, Tiago Nunes foi apresentado oficialmente como novo técnico do Botafogo, nesta terça-feira (21), no Estádio Nilton Santos. Restando cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, o comandante não escondeu sua confiança no título nacional.
Relacionadas
Após seis partidas consecutivas sem vencer, o treinador tem como primeiro objetivo elevar a moral de seus atletas e passar confiança para que possam ter um bom desempenho diante do Fortaleza, na quinta-feira (23). O Alvinegro faz o jogo adiado da 29ª rodada na Arena Castelão em busca dos três pontos.
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo
➡️ Confira e simule os próximos jogos do Fogão no Brasileirão
- Primeiro de tudo é passar confiança para que esse grupo entenda que o que ele fez e está fazendo é um trabalho de alto nível. Não podemos descaracterizar a temporada por três ou quatro jogos. Sabemos que o Campeonato Brasileiro é muito difícil e que todas as equipes oscilam. Quero trazer essa confiança. Chego de fora com uma visão que não está contaminada por nenhum tipo de emoção e ajuda a mostrar que o trabalho que se fez e está se fazendo é de excelência. Nosso objetivo é repetir, dar continuidade no que já foi feito, tentar de maneira objetiva escolher alguns temas claros a serem trabalhados, mas principalmente retomar a confiança.
Tiago Nunes fez questão de elogiar o elenco que tem em mãos para trabalhar e afirmou que a equipe atualmente é melhor do que a do início do Brasileirão. O comandante acredita que os percalços encontrados no decorrer do torneio servem para fortalecer um plantel que tem sede pelo troféu.
- Sou um homem do futebol. Vivo isso aqui há mais de 20 anos. Já vi quase tudo acontecer. Depois de tantos anos de experiencia, eu tenho a plena convicção de que esse grupo de atletas tem toda a condição de buscar o titulo. Isso não descaracteriza a qualidade dos adversários. É um time bom, cascudo porque passou por muitas situações difíceis na temporada.. Não somos a equipe do início do ano e não vamos ser. Somos melhores do que éramos, pois as dificuldades nos fortalecem. Tem um conceito muito bem construído que é o de família. O ambiente que se encontra é um ambiente que você quer fazer parte, quer fazer dar certo. O ambiente favorece. É um clube que leva a acreditar sempre que vale a pena ser campeão.
Além do confronto com o Fortaleza, Tiago Nunes terá pela frente desafios contra Santos, Coritiba, Cruzeiro e Internacional. A equipe tem dois jogos como mandante em que contará com o apoio do torcedor em busca do bicampenato nacional após 28 anos.
CONFIRA OUTRAS RESPOSTAS DE TIAGO NUNES:
PROBLEMAS DEFENSIVOS
- Eu creio que a organização ofensiva e defensiva não pode ser balizada somente pelos números. É um trabalho coletivo. Tenho repetido que o craque do Botafogo é o coletivo, foi uma equipe construída pra isso. Quando uma fase não funciona tão bem, não podemos responsabilizar somente um setor. Nosso objetivo é voltar a repetir esse comportamento. Manter o equilíbrio defensivo. Pra evitar gols, você precisa ter jogadores no ataque para dar o primeiro combate, ter uma equipe compacta. Dificilmente o Botafogo não vai sofrer gols nos próximos 5 jogos, mas temos que entender o momento e lidar bem com isso. Não é porque sofreu um gol que tá tudo errado e não é porque você saiu na frente que você pode descuidar.
FORTALEZA
- Eu trabalhei no Ceará, conheço muito bem o Fortaleza, a dificuldade que é jogar naquele estádio. Teve a vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza, mas é uma equipe muito agressiva. E estamos sedentos por uma vitória. Parece que condicionamos toda virada de chave a esse resultado. Queremos chegar bem treinador em termos de propostas. Não diria que está aí toda a retomada de chave, mas é um jogo a mais que temos em relação aos nossos rivais diretos e vamos enfrentar um adversário que está pressionado.
TIQUINHO SOARES
- Minha ideia é contar com o Tiquinho contra o Fortaleza. Ele esta treinando normalmente desde ontem. Está num processo de recuperação, mas é uma das referências da nossa equipe e muito importante para o Botafogo. Temos que aproveitar ao máximo do momento que ele passa. Eu estou aqui pra que ele possa retomar a melhor versão dele nesses cinco jogos que faltam.
OBJETIVOS
- Objetivos curtos. Metas a curto prazo. Estabelecemos essas metas pensando em um treinamento por vez. Depois disso, retomamos para o segundo objetivo que é o Santos. Nesse momento, não falamos em Santos. Sabemos que tem um espaço curto de preparação, mas temos atletas com saúde pra conseguir suportar essa sequência e ter confiança em todo o elenco. Não é só um processo pra essa temporada, mas a médio e longo prazo. Mas agora é focar no Fortaleza e depois pensar no adversário seguinte.
TIME TITULAR
- Primeiro é tirar a ideia do imaginário dos jogadores que eles fizeram três ou quatro jogos tão ruins assim. Oscilar uma parte do jogo está dentro do contexto do futebol. Tivemos momentos em que as coisas não funcionaram bem. Parece que o Botafogo não existiu nos últimos seis jogos. A partir daí, precisamos fortalecer os jogadores que estão aqui. Acredito muito na repetição, na identidade. Entender quais jogadores estão mais próximos de sua melhor versão, estou avaliando e a partir de amanhã terei mais clareza com relação com jogo de quinta-feira.
CARA DO TIAGO NUNES
- Penso que seria muita pretensão da minha parte que em sete treinamentos que o Botafogo teria a cara do treinador. Botafogo tem uma cara própria. Vocês sabem como o Botafogo joga e não estou aqui pra fazer nenhuma mudança drástica. A ideia é dar confiança. O Botafogo segue com a cara da própria equipe que iniciou com Luís Castro, passou por Caçapa, Bruno, Lucio. A ideia é tentar aproximar ao máximo essa equipe do que ela fez de melhor na temporada.
LUCAS PERRI
- O Perri vive um momento incrível. Está fazendo uma temporada muito boa, merece todo o respaldo, toda a atenção e confiança por parte do seu treinador e companheiros para que siga sendo titular para a sequência da temporada.
RECADO PARA O TORCEDOR
- Eu sempre tive na minha cabeça que uma equipe que é tão tradicional e repleta de tanta história, ela naturalmente já tem a mentalidade ganhadora. Claro que esse tempo sem vencer gera uma desconfiança, angústia. Mas eu acredito que esse torcedor que é tão sofrido é mais fiel, mais verdadeiro, está com a gente nas boas e nas más. O que é importante ressaltar é que o Botafogo já não é o mesmo. O Botafogo briga por um título nacional novamente. Antigamente brigava para não caiu ou para conseguir o acesso. Claro que a confiança que se gerou, gera essa sensação ruim, mas temos um grupo que colocaram o Botafogo em uma mudança de nível, mudança de objetivo. Acredito que o momento do Botafogo não é de olhar pra trás. E buscar consolidar um time que sempre briga por título e quem sabe num futuro muito próximo por títulos internacionais. Temos um grupo que os caras treinam, estão envolvidos, sentem a mesma sensação. O Botafogo tem muitos inimigos. Agora só vai conseguir esse objetivo se o torcedor acreditar até o último jogo.
CAMPEÃO BRASILEIRO
- É uma experiencia única e extraordinária. Não existe planejamento de carreira para isso, pra você jogar cinco jogos e conquistar um titulo. É obvio que por essa pontuação apertada, é um dos campeonatos mais parelhos das ultimas temporadas. Se você pega torneios de outros países, você tem dois ou três clubes que se perderem dois jogos já não tem mais chances de serem campeões. Há muitos fatores que contribuem para que esse torneio seja tão parelho. A única variável que eu tenho condição de influenciar são nos meus jogadores. Tentar não olhar pra tabela, senão iremos trazer uma pressão ainda maior. O foco é fazer o treino de amanha, viajar, fazer um bom primeiro tempo, um bom segundo tempo e conseguir a vitória. A ambição continua a mesma, mas sem perder o foco de que o Botafogo já fez um grande trabalho na temporada. O objetivo é ser campeão, mas não vamos colocar abaixo tudo o que foi construído nesse tempo.
RESPONSABILIDADE DO TIAGO NUNES
- Eu tenho uma responsabilidade total do processo e tenho total envolvimento com o que o Botafogo está fazendo. Em nenhum momento vou ter menos ou mais pressão. Tenho muito respeito e jamais iria transferir a responsabilidade para outros profissionais. O que se passou aqui foi uma construção de como fazer, de encontrar outras formas de fazer. Independentemente do que acontecer, o Botafogo já deu certo. O Botafogo retomou o respeito e a credibilidade desportiva que durante anos acabou se perdendo. Tomara que a gente consiga consolidar essa temporada com o titulo e vou ser mais um ingrediente nesse processo pra colaborar com um grão de areia.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias