Botafogo conquista o Brasileirão em data simbólica; entenda a história
Alvinegro findou jejum de 29 anos em dia especial para o clube
- Matéria
- Mais Notícias
Neste domingo, 8 de dezembro, o Botafogo conquistou o Brasileirão pela terceira vez em sua história. O triunfo, assegurado após a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Nilton Santos, aconteceu em uma data que representa o clube em seu nome e sua trajetória até os dias atuais.
Relacionadas
➡️ Botafogo vence o São Paulo e é campeão brasileiro depois de 29 anos
➡️ Confira a tabela do Brasileirão atualizada!
A fundação do Botafogo de Futebol e Regatas se deu também em um 8 de dezembro, mas de 1942, como resultado de uma fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club. Por isso, o Lance! conta a história que se tornou símbolo do tricampeonato nacional.
🔥 Botafogo leva o Brasileirão em "dia de aniversário"
Para entender o caminho, voltemos até 1894. No primeiro dia de julho daquele ano, no bairro homônimo, se criou o Club de Regatas Botafogo, que teve sucesso em seus anos iniciais. Além da embarcação multicampeã nomeada Diva, que venceu todas as 22 regatas que disputou, a instituição também venceu o Campeonato Brasileiro de Remo em outubro de 1902, com o triunfo de Antônio Mendes de Oliveira Castro.
Em 12 de agosto de 1904, um grupo de estudantes fundou o Electro Club, após uma ideia de dois amigos, Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, durante uma aula. O primeiro amistoso aconteceu no dia 2 de outubro, quando o time montado perdeu para o Football and Athletic Club por 3 a 0; após a mudança de nome para Botafogo Football Club, veio o triunfo inicial, em maio do ano seguinte, pelo placar mínimo diante do Petropolitano, com gol justamente de Flávio Ramos. Os anos subsequentes foram de títulos cariocas e processos multidesportivos, até que a tragédia uniu as duas partes.
➡️ Quanto o Botafogo ganhou pelo título do Brasileirão?
Club de Regatas Botafogo e Botafogo Football Club jogavam uma partida de basquete no dia 11 de junho de 1942. O placar marcava CRB 21x23 BFC, quando, no intervalo do embate, Albano, do time que então vencia, faleceu repentinamente. O jogo foi interrompido, e nunca mais retomado. Durante o trajeto do corpo, que deixou a sede de General Severiano, os respectivos presidentes, Augusto Frederico Schmidt e Eduardo Góes Trindade, fizeram discursos de união e acabaram por topar a fusão. Em 8 de dezembro de 1942, portanto, nasceu o glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.
78 anos após a fusão, o futebol do clube pôde celebrar o tricampeonato do Brasileirão. Os gols anotados por Savarino e Gregore - que foram supérfluos, já que o Palmeiras perdeu sua partida para o Fluminense -, estão na história da instituição como a celebração perfeita da volta por cima após anos de seca e de um soprar de velinhas que não se apagam. Afinal, é tempo de Botafogo.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias