As relações entre Botafogo e China estão cada vez mais fortes. Após firmar uma parceria em agosto para a criação de um convênio das categorias de base do Alvinegro em solos asiáticos, o Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, foi o local escolhido, na última segunda-feira, para celebrar o 45º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China.
A festividade foi marcada por uma partida de futsal da categoria sub-12, entre Botafogo e Shandong Luneng, que representou o país asiático. Dentro de quadra, melhor para os brasileiros, que venceram por 5 a 4. O futebol, porém, ficou em segundo plano, já que o objetivo central do evento é fortalecer os laços entre as nações.
Liang Yanshun, vice-chefe do Departamento de Publicidade da China, Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo e Ronaldo Lima, Secretário Nacional do Futebol foram algumas das presenças do evento, organizado pelo Centro de Comunicação Internacional da China. Além deles, ex-jogadores, como Paulo César Caju, Maurício, Carlos Roberto e Moreira também estiveram presentes.
- É ao mesmo tempo uma honra e um prazer para o Botafogo ser o escolhido para receber esse importante evento. É muito gratificante para o Clube essa posição de elemento integrador entre os países. O esporte tem a capacidade de unir e fortalecer os laços. Temos muita satisfação com essa fraterna relação construída com a China através do Consulado Geral - afirmou Mufarrej.
Antes de organizar o evento, o Consulado da China ficou entre dois lugares para sediar a celebração. No fim, a cúpula asiática optou por General Severiano e a parceria antiga entre as partes foi importante para que o evento ocorresse na sede do Glorioso.
No fim, a celebração é mais um passo para a internacionalização do Botafogo antes da possível profissionalização do departamento de futebol. Em busca de possíveis novos investidores, a aparição ao lado de executivos chineses pode ser importante para atrair a atenção de empresas asiáticas. É o segundo laço estreito entre o Glorioso e a China.