Botafogo é escolhido para sediar o 45º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China

Evento de futsal no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, marcou celebração da parceria entre as nações e, ao mesmo tempo, fortaleceu relação do Alvinegro com asiáticos

Escrito por

As relações entre Botafogo e China estão cada vez mais fortes. Após firmar uma parceria em agosto para a criação de um convênio das categorias de base do Alvinegro em solos asiáticos, o Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, foi o local escolhido, na última segunda-feira, para celebrar o 45º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China.

A festividade foi marcada por uma partida de futsal da categoria sub-12, entre Botafogo e Shandong Luneng, que representou o país asiático. Dentro de quadra, melhor para os brasileiros, que venceram por 5 a 4. O futebol, porém, ficou em segundo plano, já que o objetivo central do evento é fortalecer os laços entre as nações.

Liang Yanshun, vice-chefe do Departamento de Publicidade da China, Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo e Ronaldo Lima, Secretário Nacional do Futebol foram algumas das presenças do evento, organizado pelo Centro de Comunicação Internacional da China. Além deles, ex-jogadores, como Paulo César Caju, Maurício, Carlos Roberto e Moreira também estiveram presentes.

Nelson Mufarrej e Liang Yanshun (Foto: Divulgação)

- É ao mesmo tempo uma honra e um prazer para o Botafogo ser o escolhido para receber esse importante evento. É muito gratificante para o Clube essa posição de elemento integrador entre os países. O esporte tem a capacidade de unir e fortalecer os laços. Temos muita satisfação com essa fraterna relação construída com a China através do Consulado Geral - afirmou Mufarrej.

Antes de organizar o evento, o Consulado da China ficou entre dois lugares para sediar a celebração. No fim, a cúpula asiática optou por General Severiano e a parceria antiga entre as partes foi importante para que o evento ocorresse na sede do Glorioso. 

No fim, a celebração é mais um passo para a internacionalização do Botafogo antes da possível profissionalização do departamento de futebol. Em busca de possíveis novos investidores, a aparição ao lado de executivos chineses pode ser importante para atrair a atenção de empresas asiáticas. É o segundo laço estreito entre o Glorioso e a China.

Siga o Lance! no Google News