Botafogo foi o time com mais jogos no mundo em 2024; entenda impacto

Apesar do ano histórico, Glorioso terá desafio ainda maior em 2025

imagem cameraJogadores do Botafogo comemoram com a taça de campeão brasileiro no Nilton Santos. (Foto: Mauro PIMENTEL / AFP)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro
Dia 20/12/2024
06:30
Atualizado em 19/12/2024
15:28
Compartilhar

Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo teve um 2024 épico em diversos sentidos. Com quebra de recordes, escritas negativas e de expectativas, a equipe de Artur Jorge encerrou a temporada com 75 jogos disputados e como o time que mais entrou em campo no mundo este ano.

▶️ Vitória faz contato por Lucas Halter, que não deve permanecer no Botafogo

▶️ Artur Jorge muda o tom sobre seu futuro no Botafogo: ‘Em janeiro vamos decidir’

A nível de comparação, em 2023, o Alvinegro ultrapassaria o então campeão Palmeiras e o Corinthians, ao se tornar o terceiro clube que mais entrou em campo no ano. O ranking foi liderado pelo Fortaleza, com 78 jogos, seguido pelo Flamengo, com 76. Mas, em 2024, ninguém jogou mais que o Botafogo.

O elenco alvinegro chegou para disputar a Copa Intercontinental fisicamente desgastado. Depois de vencer o Brasileirão, em partida contra o São Paulo, no Nilton Santos, a delegação viajou na mesma noite para enfrentar o Pachuca, do México, em Doha, no Catar. O resultado não foi dos melhores. Depois de 16 horas de voo e menos de um dia de descanso em terra catari, o time brasileiro perdeu por 3 a 0 para a equipe mexicana, que não entrava em campo há dois meses.

A última vez que o Botafogo jogou tantas partidas em um ano foi em 2008, com 74 aparições. Na ocasião, o clube participou de 21 partidas no Campeonato Carioca, sendo vice-campeão. Além disso, chegou na semifinal da Copa do Brasil e parou nas quartas da Sul-Americana. Naquela, temporada, o Botafogo teve 56,7% de aproveitamento, somando as passagens de Cuca e Ney Franco pela equipe.

Jogos em 2008:

  1. 38 jogos no Brasileirão (sétimo colocado)
  2. 6 jogos na Sul-Americana (quartas)
  3. 9 jogos na Copa do Brasil (semifinal)
  4. 21 jogos no Campeonato Carioca (vice-campeão)

Já em 2024, o clube superou todos os seus melhores números em uma temporada. Além de ser campeão da competição, o Glorioso se tornou o campeão com a maior sequência invicta na era dos pontos corridos. Foram 16 jogos sem saber o que é perder. Por fim, encerrou a temporada com três taças a mais na sala de troféus de General Severiano. Confira o balanço:

Jogos em 2024:

O desgaste físco será um ponto de atenção para a próxima temporada. Isso porque, em 2025, o desafio será ainda maior. Com o Super Mundial de Clubes, o Glorioso deve superar o número de mais competições disputados em um mesmo ano, chegando a sete torneios oficiais: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Libertadores e Super Mundial. Isso significa que o número de jogos irão aumentar ainda mais.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Botafogo superou o Atlético-MG para vencer seu primeiro título da Libertadores (Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP)
Siga o Lance! no Google News