menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Botafogo se manifesta sobre campanha contra gramado sintético: ‘Hipocrisia’

Campanha de jogadores tomou conta das redes sociais nesta terça-feira (18)

F2jZdjFXoAE0xfS-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBotafogo se defende de acusações sobre gramado sintético (Foto: Vinicius Faustini/ Lance!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/02/2025
19:35
Atualizado há 21 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Botafogo se manifestou a respeito da campanha liderada por jogadores do futebol brasileiro contra a utilização de gramados sintéticos. Diversos atletas e astros mundiais, como Neymar, Gerson, Gabigol, Dudu, Philippe Coutinho, Lucas Moura, Thiago Silva e, até mesmo, Tiquinho Soares participaram da ação por meio das redes sociais, nesta terça-feira (18).

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo

▶️ Tiquinho posta contra gramado sintético e torcedores do Botafogo se revoltam: ‘Ingratidão’

 O Nilton Santos, estádio do Glorioso, usa o gramado sintético desde o primeiro semestre de 2023. O clube se defendeu, em nota, das acusações de atletas, e trouxe debates para rebater alegações sobre o risco de lesões.

– Ciclicamente a discussão sobre o uso do gramado sintético vem à tona no futebol brasileiro. Nunca com embasamento científico, sempre com narrativas ou justificativas emocionais. O Botafogo traz fatos: sagrou-se campeão da América e Brasileiro sendo o clube que mais disputou jogos em 2024 (75 no total) em todo o mundo. Em 2023 e 24, com a implementação do gramado sintético, houve um aumento expressivo de partidas realizadas e, mesmo assim, reduziu-se o índice de lesões por jogo, sendo um dos clubes com menos indisponibilidade de atletas ao longo da temporada.

continua após a publicidade

– O Glorioso ofereceu ao torcedor uma qualidade de espetáculo internacionalmente reconhecida e um recente clássico contra o Palmeiras foi comparado a "Jogo de Premier League". Aos que alegam desequilíbrio em competições, o Botafogo foi o melhor visitante do Campeonato Brasileiro. Este mesmo gramado já foi elogiado em dezenas de ocasiões por jogadores e técnicos de times do futebol brasileiro e sul-americano, que reconhecem a qualidade e a condição oferecida aos atletas.

No Brasileirão, por exemplo, três estádios têm grama completamente sintética, além dos estádios que contam com piso híbrido, ou seja, têm gramado natural e sintético misturados. São eles:  Allianz Parque (Palmeiras)Arena da Baixada (Athletico-PR) e Nilton Santos (Botafogo).

continua após a publicidade

A Fifa permite o uso de gramado sintético no Brasil, mas estabelece uma série de padrões para que um gramado artificial receba sua certificação de qualidade. O Nilton Santos é um dos estádios que possui este certificado de qualidade.

– O Botafogo investiu na construção de um gramado FIFA Quality Pro para garantir melhores condições de jogo a todos os atletas. Chega a ser hipocrisia pensar a defesa irrestrita do gramado natural enquanto diversos estádios do Brasil - sufocados por um calendário intenso ao longo do ano - apresentam qualidade que, estes sim, podem gerar sérias consequências físicas e pôr em risco a carreira de atletas de base e profissional. Construiu-se também um Núcleo de Saúde e Performance de primeiro nível no CT, com equipamentos e profissionais altamente capacitados. Futebol requer investimento em ciência e cuidados, como o Botafogo tem promovido nos últimos anos.

Por fim, o clube reforçou o compromisso com a excelência e saúde dos atletas, e afirmou buscar sempre o melhor para a valorização do futebol brasileiro.

– Embora respeite a opinião dos atletas que se manifestaram e reconheça a importância do debate, o Botafogo sugere a todas as partes (imprensa, jogadores, torcedores de todos os clubes) que se aprofundem sobre o tema e reafirma a sua posição de defesa do gramado sintético. O clube reforça seu compromisso com a excelência e a saúde dos seus atletas, além de seguir buscando sempre o melhor para o futebol brasileiro, valorizando o espetáculo com bons palcos e conforto para os jogadores entregarem a melhor performance.

Gramado sintético de fato agrava lesões? Lance! consulta especialista

Será que o gramado sintético é um vilão quando o assunto é ocasionar ou aprofundar lesões em jogadores? Para descobrir o Lance! consultou especialistas e a resposta científica é não.

O entendimento geral é de que não há diferença na incidência de lesões entre os dois tipos de piso. No entanto, uma boa manutenção do gramado sintético é necessária para garantir a segurança dos jogadores. Além disso, a ambientação dos jogadores ao piso sintético também é um aspecto importante na prevenção de lesões.

– O gramado sintético é um piso mais duro e, além disso, ele escorrega menos. A grama normal, verdinha, viva, molhada, facilita que o jogador escorregue, ou seja, a chuteira não trava. Com isso, o entendimento, fala para a gente que é um piso mais duro, escorrega menos, onde a chuteira pode cravar no chão e proporcionar lesões. Mas tudo isso tem a ver com a ambientação do atleta com o piso. O atleta ambientado se protege melhor, tem mais noção do corpo no espaço, de equilíbrio, pode haver alguma diferença. Mas não existe um trabalho científico que comprove essa questão - destacou Tiago Lazzaretti Fernandes, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP (Universidade de São Paulo) e ex- médico da Portuguesa entre 2008 e 2009.

▶️ Marlon Freitas abre o jogo sobre ‘piscadinha’ e desabafa sobre virada de chave no Botafogo

mosaico-nilton-santos-botafogo-sao-paulo
Mosaico da torcida do Botafogo, no estádio Nilton Santos, antes de duelo pela Libertadores (Foto: Isabelle Favieri/Lance!)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias