Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Botafogo inicia neste domingo um período de 11 dias sem jogos no calendário. Um dos focos do clube nesta Data Fifa será justamente na recuperação dos atletas e no esvaziamento do departamento médico.
Uma prova é a decisão da comissão técnica de dar quatro dias de folga para o elenco alvinegro. Após a vitória sobre o Fortaleza neste sábado, os jogadores do Botafogo só se reapresentam na próxima quinta-feira, 15 de junho.
+ Eduardo recebe terceiro cartão amarelo e vai desfalcar o Botafogo no Brasileirão
- Vamos ter um tempo para ir de férias durante quatro dias. Porque andamos há muito tempo sem descansar. Vamos descansar a mente, o corpo, em treinos físicos. Eles levam para casa o trabalho que tem que ser feito - disse Luis Castro, em entrevista coletiva neste sábado.
O discurso interno é de que a pausa será importante para conseguir recuperar os atletas que transitam pelo departamento médico. Em meio à disputa do Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil, o Botafogo disputou 18 jogos nos últimos dois meses.
Atualmente, o Alvinegro conta com cinco jogadores com problemas médicos. A última novidade é o volante Tchê Tchê, que foi titular contra o Fortaleza, mas saiu no segundo tempo com dores musculares na coxa. Com exceção de Patick de Paula, que não joga mais neste ano, os atletas usarão a data Fifa para acelerar o retorno aos gramados.
Além dos listados acima, vale destacar as situações de outros dois jogadores do Botafogo: Tiquinho Soares e Matías Segovia. A dupla esteve há pouco tempo no departamento médico, voltou a campo contra o Fortaleza, mas também aproveitará a data Fifa para se recuperar totalmente.
O Botafogo volta a campo somente no dia 22 de junho, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. A partida será válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no qual o Alvinegro é líder com 24 pontos.