Botafogo volta a Brasília depois de nove meses; relembre os últimos jogos do Alvinegro na Capital Federal
Desde que o Mané Garrincha foi reinaugurado para a Copa do Mundo de 2014, a equipe não foi derrotada por rivais do Rio de Janeiro e triunfou diante da dupla Fla-Flu
- Matéria
- Mais Notícias
Depois de nove meses, o Botafogo volta a visitar Brasília e fará sua partida contra o Boavista, no próximo domingo, às 16h, no Estádio que leva o nome do maior ídolo de sua centenária e vitoriosa história: Mané Garrincha. O confronto é válido pela sétima rodada do Campeonato Carioca, e tem mando do clube de Saquarema. O duelo terá transmissão em tempo real no site do LANCE!.
+ Veja as novidades do Botafogo no mercado da bola
A Capital Federal é muito presente no imaginário social do torcedor e conta com uma base significativa de botafoguenses. Com isso, os comandados de Luís Castro terão a presença maciça da torcida alvinegra. O último jogo do clube na cidade traz excelentes recordações com um triunfo por 1 a 0, sobre o rival Flamengo, com gol do atacante Erison, que acertou com o São Paulo na última semana.
+ Próximos jogos do Botafogo: veja calendário com datas, horários e onde assistir às partidas
Relacionadas
Na época, o português ainda iniciava seu trabalho à frente da equipe de General Severiano, mas já tinha em campo alguns dos reforços da temporada passada e que seguem no clube em 2023. Nomes como Tchê Tchê, Victor Sá, Lucas Fernandes e Gustavo Sauer estiveram na vitória, que marcou o primeiro clássico do comandante desde sua chegada para o projeto de John Textor na SAF.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca
Cabe destacar que o Estádio foi inaugurado no dia 10 de março de 1974, situado no Distrito Federal com a capacidade de 45.200 pessoas. No entanto, a arena passou por uma reforma no período entre 2010 e 2013 para a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil e teve sua capacidade aumentada para 72.788 pessoas. Atualmente, o Mané Garrincha é o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América, atrás do Maracanã. A reinauguração aconteceu em 18 de maio de 2013 e a então presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial.
A Arena foi palco do primeiro jogo da Copa das Confederações de 2013. A Seleção goleou o Japão com gols de Neymar, Paulinho e Jô. Na Copa do Mundo do ano seguinte, sete jogos foram realizados no Estádio, dois deles da Seleção. No triunfo sobre Camarões, por 4 a 1, ainda na primeira fase, e no revés para a Holanda, por 3 a 0, na disputa pelo terceiro lugar.
No último ano, o clube carioca também já havia atuado na Capital Federal pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O adversário foi o frágil Ceilândia-DF, que sucumbiu diante de uma equipe mais forte e tradicional no cenário nacional. Kanu estufou a rede em duas oportunidades, enquanto Lucas Piazón sacramentou a goleada por 3 a 0.
+ Marçal, do Botafogo, cita expectativa para atuar no Mané Garrincha: 'Leva o nome do nosso ídolo máximo'
Com o seu retorno à cidade em 2022, o Alvinegro não atuava no estádio há três anos. Isso porque, em 2019, a equipe mandou o seu jogo, válido pela sexta rodada do Brasileirão para Brasília, mas saiu de campo derrotada. O Palmeiras ficou com os três pontos com gol do zagueiro Gustavo Gómez, em cobrança de pênalti.
Antes disso, o Botafogo havia emendado quatro anos seguidos com partidas em Brasília. Em 2016. pela quinta rodada do Brasileirão, o time da estrela solitária foi derrotadao pelo Cruzeiro, com gol de Élber. Na temporada anterior, dois adversários do clube enviaram jogos da Série B no Estádio. No primeiro deles, um empate sem gols com o Atlético-GO, enquanto na partida seguinte, o time carioca bateu o ABC por 2 a 1. Roger Carvalho e Willian Arão estufaram a rede, e Erivélton descontou.
Em 2014, foram três jogos do Alvinegro na Capital Federal, com uma vitória, um empate e uma derrota. No clássico diante do Fluminense, Daniel e Pablo Zeballos deram à vitória à equipe, que era comandada por Vágner Mancini. Menos de um mês depois, o adversário foi o São Paulo, de Muricy Ramalho, e o revés por 4 a 2 aconteceu. Em dezembro, o time voltou à cidade para medir forças com o Atlético-MG, porém ficou no empate por 0 a 0.
+ Saída de Jeffinho acirra disputa por titularidade no Botafogo
Por fim, o time empatou com o Goiás por 1 a 1, em agosto de 2013, em sua primeira partida no Mané Garrincha, após a reforma para a Copa do Mundo. Dessa forma, o Botafogo levou a melhor contra clubes do mesmo estado em Brasília desde que a arena foi reinaugurada e derrotou a dupla Fla-Flu. Desta vez, o adversário será o Boavista, e os comandados de Luís Castro precisam vencer para encostar no líder.
PARTIDAS DO BOTAFOGO NO 'NOVO' MANÉ GARRINCHA:
2013 - Botafogo 1 x 1 Goiás - Brasileirão - 10/08
2014 - Botafogo 2 x 0 Fluminense - Brasileirão - 17/08
2014 - Botafogo 2 x 4 São Paulo - Brasileirão - 10/09
2014 - Botafogo 0 x 0 Atlético-MG - Brasileirão - 07/12
2015 - Atlético-GO 0 x 0 Botafogo - Série B - 23/05
2015 - ABC 1 x 2 Botafogo - Série B - 20/11
2016 - Botafogo 0 x 1 Cruzeiro - Brasileirão - 01/06
2019 - Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Brasileirão - 25/05
2022 - Ceilândia 0 x 3 Botafogo - Copa do Brasil - 20/04
2022 - Flamengo 0 x 1 Botafogo - Brasileirão - 08/05
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias