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Botafogo x Crystal Palace: O que muda na internacionalização da marca para os clubes?

Especialistas apontam que movimento precisa de planejamento, mas proximidade entre ambos já é o início deste processo de expansão da marca<br>

Botafogo x Palace
imagem cameraBotafogo empatou com o Crystal Palace, na Inglaterra (Vítor Silva/Botafogo)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/12/2022
15:33
Atualizado em 03/12/2022
16:35

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Botafogo e Crystal Palace são considerados "irmãos" e tornaram-se Sociedade Anônima do Futebol (SAF) por meio da compra da holding de John Textor, a Eagle Football. Enquanto o Botafogo foi adquirido em dezembro de 2021, os Eagles, como são chamados, foram comprados em agosto de 2021.

Nesta quinta-feira, o clube inglês informou que mais de mil torcedores do Botafogo garantiram presença para o amistoso. A equipe carioca fez seu primeiro jogo-treino em território londrino e venceu o Charlton por 4 a 2.

Para especialistas em marketing esportivo, o processo de internacionalização entre os clubes tem um caminho longo e duradouro, mas se feito com planejamento estratégico, pode trazer resultados.

- Internacionalização de marca é um processo que leva tempo e exige três elementos principais: presença do time, transmissão de jogos durante a temporada e venda de produtos. Ainda é pouco, precisa haver frequência, mas é um começo e um sinal de como o modelo de Multi Club Ownership pode proporcionar sinergia entre os times e colaborar nesse sentido - enaltece Armênio Neto, especialista em novos negócios do esporte.

Em dezembro de 2021, quando o Botafogo foi comprado por John Textor, o clube carioca e o Crystal Palace já tinham trocado afagos nas redes sociais, com torcedores fazendo publicações, como a águia inglesa, símbolo do clube inglês, carregando a estrela solitária.

Torcida do Botafogo em Londres
Torcida do Botafogo deu show em Londres (Vítor Silva/Botafogo)

- Vejo como o início de um movimento que começou lá atrás e agora se estendeu para um confronto entre os clubes. É possível se criar uma parceria entre os clubes envolvidos gerando uma legião de novos torcedores para todos eles, ainda mais em tempos de redes sociais, onde marcas e fãs se conectam de forma muito rápida - afirma Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da Heatmap:

- Esse é o tipo de evento que gera repercussão, pois nós estamos falando de dois clubes de camisa, times tradicionais que agora vão se enfrentar e possuem em comum o mesmo investidor. Esse amistoso, com transmissão do SBT, gera, no mínimo, a curiosidade do público. É válido dizer que se não fosse pelo investidor, acho que dificilmente existiria esse jogo, seria impensável. O ineditismo da partida gera interesse das pessoas em assistir ou passar pelo canal para entender o que está acontecendo - aponta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

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