Camisa do Botafogo: veja origem das cores e evolução
Veja toda a história das camisas do Botafogo
- Matéria
- Mais Notícias
As tradicionais listras pretas e brancas acompanham a camisa do Botafogo desde os tempos em que o clube foi criado. A manutenção do design do uniforme sofreu poucas alterações durante a história do time carioca. Quer saber as origens, história e a evolução da camisa do Botafogo? O Lance! conta para você na matéria abaixo.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A Origem da Camisa do Botafogo
A primeira camisa do Botafogo foi idealizada logo na primeira reunião da fundação do clube de futebol da equipe carioca, em 1904, por Itamar Tavares, que já havia dado a ideia da utilização de um uniforme preto e branco, por ter estudado na Itália e ser fã da Juventus de Turim. No entanto, o clube usou provisoriamente um uniforme todo branco até o ano de 1906.
As mudanças do uniforme botafoguense
A partir de então, as camisas de botão alvinegras foram confeccionadas e eram importadas da Inglaterra. Ainda completavam o uniforme, um boné listrado e uma faixa preta sobre o calção, amarrada na cintura. Em 1909, as camisas de botão foram substituídas pelas de malhas.
Em 1910, o clube passou a utilizar o escudo em seu uniforme, ainda diferente daquele que conhecemos hoje, após ganhar o título do Campeonato Carioca de 1910. A conquista inclusive rendeu o apelido de "Glorioso" para o Botafogo. Até o ano de 1942, poucas mudanças aconteceram na camisa do Botafogo, apenas mudanças do design das listras e golas.
Camisa Reebok Botafogo I 2023
Camisa Reebok Botafogo II 2023
Capinha para celular Botafogo - GoCase
Camisa Botafogo Retrô 1942
Copo Térmico Cerveja + Ebook - Botafogo Uniforme
Garrafa Térmica Urban + Ebook
Camisa Botafogo Retrô Nilton Santos Preta
A adição da Estrela Solitária
Em 42, acontece a fusão entre o Club de Regatas do Botafogo e o Botafogo Football Club, o que fez com que o clube adicionasse em seu uniforme sua marca mais famosa, a estrela solitária. No entanto, o emblema foi mudado somente para a temporada do ano seguinte.
A partir de então, pouquíssimas mudanças aconteceram nas camisas botafoguenses. Apenas adições de patrocinadores ao longo do tempo realmente alteraram os padrões dos uniformes, enquanto algumas mudanças de golas e mangas também aconteceram, porém nada que alterasse a tradição alvinegra que o clube demostra desde sua fundação.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias