menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Botafogo costuma ter ano sem sustos quando decide o Carioca

Ponto fora da curva foi em 2009, quando Glorioso quase foi rebaixado no Brasileiro

Loco Abreu marcou de cavadinha na final do Carioca em 2010, deixando Bruno na saudade
imagem cameraLoco Abreu garantiu o título de 2010 com direito a gol de cavadinha (Divulgação/Botafogo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/04/2016
15:25
Atualizado em 26/04/2016
16:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

A vitória sobre o Fluminense no domingo passado não deu ao Botafogo apenas a vaga na final do Campeonato Carioca, mas também um aumento considerável nas possibilidades de o time ter um fim de ano mais tranquilo. Isso pesa bastante em um cenário onde a desconfiança em relação ao elenco é muito grande e alguns torcedores entendem que o Glorioso vai lutar apenas para escapar do rebaixamento.

Pelo histórico, com exceção de 2009, nos últimos 11 anos quando o Botafogo chegou a uma decisão estadual o time não teve grandes sustos na reta final da temporada. O Alvinegro foi finalista em nove das últimas 11 edições do Campeonato Carioca. Para os mais supersticiosos, abaixo como o Botafogo andou nessas situações :

2006: O Botafogo chegou à final do Campeonato Carioca depois de nove anos de ausência. Conquistou o Estadual e no Campeonato Brasileiro até começou mal, porém, com a troca no comando técnico a coisa melhorou. Cuca assumiu na vaga de Carlos Alberto e em alguns momentos o Glorioso chegou a sonhar com a vaga na Copa Libertadores. Acabou com a vaga na Copa Sul-Americana.

2007: Com um futebol vistoso, o Botafogo foi finalista do Estadual e após dois empates por 2 a 2 com o Flamengo acabou sendo derrotado nos pênaltis. Porém, o time montado por Cuca esteve longe de lutar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Esteve entre os líderes ao longo de todo o primeiro turno, mas não sustentou o bom nível no returno. A suspensão de Dodô por doping, erros de arbitragem e a falta de tato da diretoria em lidar com alguns fracassos, como a eliminação para o River Plate na Copa Sul-Americana, fizeram o Fogão mais uma vez se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana.

2008: Ainda com Cuca no comando, o Botafogo voltou a perder para o Flamengo em uma decisão. Porém, dessa vez o time já não tinha mais o mesmo brilho de antes, porém, teve jogos empolgantes. No Campeonato Brasileiro os dirigentes encontraram turbulências. Cuca saiu após a derrota para o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil e Geninho, seu substituto, se mostrou uma escolha pouco eficiente. Coube a Ney Franco conduzir o Glorioso a maior parte do Brasileirão e em alguns momentos a vaga na Libertadores chegou a ser visualizada, mas sem concretização. O risco de rebaixamento, porém, nunca apareceu de forma clara.

Maicosuel 2009 - Botafogo x Resende, final da Taça Guanabara (Foto: Paulo Sérgio)
Maicosuel fez parte do elenco vice em 2009  (Foto: Paulo Sérgio)

2009: O ponto fora da curva em um ano como finalista de Campeonato Carioca. O Botafogo, que perdeu a decisão para o Flamengo nos pênaltis, penou no Campeonato Brasileiro. Ney Franco não resistiu a alguns tropeços no Brasileirão e caiu. Estevam Soares assumiu sem a confiança do torcedor e o time escapou na última rodada da degola, vencendo o Palmeiras por 2 a 1.

2010: Depois de três finais perdidas o Botafogo reencontrou o título carioca em grande estilo: ganhando os dois turnos. No Campeonato Brasileiro o time comandado por Joel Santana chegou a sonhar com título, mas acabou caindo de produção e teve que se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana e com o sexto lugar

2012: Derrotado pelo Fluminense na final do Campeonato Carioca, o time de Oswaldo de Oliveira acabou em sétimo no Campeonato Brasileiro, perdendo a vaga na Copa Libertadores por conta de alguns tropeços não esperados.

Seedorf comemora home (Foto: Paulo Sergio/LANCEPress!/AFP)
Seedorf comemora caneco (Foto: Paulo Sergio/LANCEPress!/AFP)

2013: O Botafogo, ainda sob o comando de Oswaldo de Oliveira e com Seedorf já adaptado ao Brasil, ganhou com sobras o Campeonato Carioca, vencendo os dois turnos. No Brasileirão, o time chegou na quarta posição e conquistou a vaga na Copa Libertadores após quase 20 anos fora do torneio continental

2015: Ainda acusando o golpe pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Botafogo surpreendeu ao ser finalista do Campeonato Carioca, perdendo a final para o Vasco. Na Série B do Campeonato Brasileiro, porém, o time, que começou com René Simões e acabou com Ricardo Gomes como técnico, não teve sustos, garantindo o acesso com grande antecedência e ainda garantindo o título.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias