Cotado para a Cultura, Mário Frias tem ligação íntima com o Botafogo
Ator cogitado para substituir Regina Duarte no Governo Bolsonaro é torcedor e sócio do Glorioso e tem ligações de parentesco com Bebeto e Heleno de Freitas
O nome mais cotado para assumir a Secretaria de Cultura, após o anúncio da saída de Regina Duarte, nesta quinta-feira, tem íntima ligação com o Botafogo. O ator Mário Frias é torcedor e sócio do Glorioso, figura constante em eventos organizados pelo clube e parente do ex-presidente Bebeto de Freitas e do ídolo Heleno de Freitas.
Mário consta no rol de sócios do clube, disponível no portal de Transparência do site oficial, e vem de uma linhagem de botafoguenses notáveis. Ele é sobrinho de Bebeto de Freitas, morto em 2018, que foi presidente entre 2003 e 2008 e é lembrado como um dos responsáveis por reerguer a instituição. Bebeto também era sobrinho de João Saldanha e primo de Heleno de Freitas, um dos maiores ídolos alvinegros.
Em uma busca rápida na internet, é possível encontrar o nome do ator como um dos assinou o abaixo assinado no site "Change.org" que pedia que o tio fosse reconhecido como Grande Benemérito do clube pelo Conselho Deliberativo após a morte.
– O Botafogo deve a ele o que não pode pagar! Não faz mais do que sua obrigação homenagear o maior botafoguense da história desse clube! – justificou à época.
Nas redes sociais, Mário Frias também faz diversas menções ao tio e ao clube da Estrela Solitária. Em abril de 2019, ao contrário do Governo do qual está próximo de integrar, fez uma homenagem à cantora botafoguense Beth Carvalho, morta aos 72 anos.
No Instagram de Frias, há diversas menções à Bebeto, a quem chegou a dedicar a conquista do título Carioca de 2018
Em outras postagens, Mário faz diversas declarações de amor ao clube, ao lado da mãe ou da esposa. Em uma viagem à Buenos Aires, visitou a La Bombonera, estádio do Boca Juniors e se disse orgulhoso de ver uma foto de Heleno, seu tio-avô. O ator também lamentou o fato do filho frequentar a escolinha de futebol do São Paulo e não a do Botafogo.
– Fiquei muito emocionado ao conhecer o estádio La Bombonera, visitamos o museu do Boca Juniors e lá tinha a foto do meu tio avô Heleno de Freitas um dos grandes craques do futebol brasileiro e que já jogou neste time oq me encheu de orgulho – escreveu em maio de 2017.
Ao longo dos anos, Mário Frias foi presença constante em eventos comemorativos na sede do clube, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele participou de algumas edições da feijoada "Feijão do Fogão" e de outros eventos festivos como anúncio de patrocinadores e lançamento de novos uniformes.