Da mão na taça às ‘entregadas’ cruéis: o inacreditável Brasileirão do Botafogo
Relembre os principais tropeços do Alvinegro no Campeonato Brasileiro de 2023
A campanha do Botafogo no Brasileirão 2023 pode ser resumida em uma palavra: inacreditável. Dono do melhor primeiro turno da história do campeonato (junto com o Corinthians de 2015), o Glorioso chegou a ter 13 pontos de vantagem na liderança. No entanto, a equipe entrou em espiral descendente e os tropeços vieram em sequência - e da forma mais cruel possível -, e hoje o time ocupa a terceira posição, a duas rodadas do fim.
Com o empate contra o Coritiba, na quarta-feira (29), o Alvinegro completou nove jogos sem vencer, uma fase completamente antagônica à da equipe que se manteve invicta por 12 rodadas há três meses. Relembre as principais derrotas e tropeços do Botafogo neste Brasileirão.
BOTAFOGO 1 x 2 FLAMENGO
A derrocada do Botafogo no Campeonato Brasileiro começou em setembro. Na 22ª rodada, o Alvinegro recebeu o Flamengo no Nilton Santos, quando tinha 100% de aproveitamento em 11 partidas. Apesar da eliminação da Sul-Americana dias antes, o moral do clube não parecia abalada, e o retrospecto em casa - junto à má fase do rival - indicava o favoritismo do Glorioso.
No entanto, dentro de campo, as coisas não saíram como planejado. Logo aos dois minutos de jogo, Marlon Freitas empurrou a bola contra as próprias redes e abriu o placar para o Rubro-Negro. O Botafogo chegou a empatar com Victor Sá, mas Bruno Henrique decretou a vitória do Flamengo, com direito à provocação na comemoração. Após a partida, o então técnico Bruno Lage colocou o cargo à disposição da diretoria, mesmo com a ainda ampla vantagem na liderança; sinal de que algo estava errado.
BOTAFOGO 3 x 4 PALMEIRAS
Depois da derrota para o Flamengo, o Botafogo emendou sua primeira sequência de quatro jogos sem vencer neste Brasileirão. A demissão de Bruno Lage trouxe um fôlego, e o início de Lúcio Flávio mostrou recuperação. Mas logo a má fase voltou, e o tropeço para o Cuiabá na 30ª rodada, por 1 a 0, no Nilton Santos, era só uma prévia do que estaria por vir.
Na partida seguinte, o Botafogo recebeu o Palmeiras, que estava a nove pontos de distância e vinha crescendo na competição. Uma vitória do Botafogo poderia selar de vez o campeonato, e a do Alviverde colocar de vez fogo na briga pelo título. No primeiro tempo, um 3 a 0 do Glorioso, e o Brasileirão parecia resolvido. Contudo, a virada do Verdão veio na segunda etapa - com direito a pênalti perdido por Tiquinho - e o 4 a 3 se estabeleceu para os visitantes. Estava aberta a caixa de crueldades contra o torcedor botafoguense.
BOTAFOGO 3 x 4 GRÊMIO
Após sofrer uma reviravolta inacreditável contra o Palmeiras, o Botafogo visitou o Vasco, que briga contra o rebaixamento, e perdeu por 1 a 0. Curiosamente, na mesma semana, o Glorioso usou o estádio do rival para mandar a partida contra o Grêmio, pois o Nilton Santos estava indisponível. E em São Januário, mais um roteiro de cinema - um filme de terror, se você for alvinegro - foi escrito. Em um jogo aparentemente tranquilo, o time vencia por 3 a 1, já no segundo tempo. Mas surgiu Luís Suárez para marcar três gols em 20 minutos e virar o duelo para o Imortal. Detalhe: caso o duelo fosse no Niltão, o uruguaio sequer jogaria, por conta da grama sintética.
RB BRAGANTINO 2 x 2 BOTAFOGO
Na rodada seguinte, o Botafogo foi até Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, que também luta pelo título brasileiro. Depois de sair atrás logo aos três minutos de jogo, o Alvinegro conseguiu a virada e, dessa vez, parecia inverter os papéis com o adversário. Todavia, o inacreditável apareceu mais uma vez. Já nos acréscimos da segunda etapa, aos 51', o Massa Bruta chegou ao empate e frustrou, mais uma vez, a celebração alvinegra.
BOTAFOGO 1 x 1 SANTOS
Depois do tropeço contra o Bragantino, o Glorioso visitou o Fortaleza, em partida atrasada da 29ª rodada, e empatou em 2 a 2, perdendo a chance de retomar a primeira posição. Assim, o Botafogo recebeu o Santos na 35ª rodada, oficialmente atrás do novo líder Palmeiras. O gol de Danilo Barbosa ainda no primeiro tempo e a fragilidade do adversário, que luta para fugir da degola, apresentavam uma vitória finalmente tranquila para os cariocas. No entanto, mais uma vez, a equipe cedeu o empate nos minutos finais, agora com gol de Messias aos 45'/2ºT.
CORITIBA 1 x 1 BOTAFOGO
A agonia do torcedor botafoguense parece não ter fim. Nesta última rodada, o Alvinegro foi até o Paraná encarar o já rebaixado Coritiba. Uma partida tensa desde o início, com uma expulsão de cada lado ainda no primeiro tempo, na qual o 0 a 0 persistia até os últimos instantes. Desta vez, porém, foi o Botafogo quem teve a bola no fim, e Tiquinho Soares, de pênalti, abriu o placar já aos 52'/2ºT. Gol do Glorioso!
Acontece que o o fim de cada episódio parece ter de se repetir, não importa o que vem antes. Aos 54 minutos, o Coritiba chegou ao empate com Edu, em um dos momentos mais inacreditáveis deste - e talvez de todos - Campeonato Brasileiro. Fim de partida e mais um tropeço para o Glorioso.
Agora, depois de tantos tropeços e roteiros cruéis, o Botafogo ocupa a terceira colocação no Brasileirão, a três pontos do líder Palmeiras e duas rodadas do fim. O Alvinegro ainda recebe o Cruzeiro, no domingo (3), e visita o Internacional, na quarta-feira (6), para fechar sua participação no campeonato. A chance de título ainda existe, mas conseguir superar a má fase e contar com tropeços do Alviverde parece, no mínimo, inacreditável.