menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Derrota na Recopa faz Botafogo atingir marca negativa entre clubes da Série A

Glorioso tem o pior aproveitamento da elite do futebol brasileiro

Marlon-Freitas-em-Racing-x-Botafogo-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMarlon Freitas, capitão do Botafogo, em partida contra o Racing, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana (Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/02/2025
06:15
Atualizado há 5 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Botafogo perdeu para o Racing, por 2 a 0, pelo jogo de ida da decisão da Recopa Sul-Americana, no El Cilindro, na noite da última quinta-feira (20). Com o resultado, o atual campeão brasileiro e da Libertadores atingiu uma marca negativa entre os clubes da elite do futebol nacional em 2025.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

▶️ Botafogo perde para o Racing e vai com desvantagem para o jogo de volta da Recopa

A derrota para o time argentino em Buenos Aires já pode ligar o alerta no clube alvinegro para o resto da temporada. Isso porque o Glorioso se tornou a equipe com o pior aproveitamento e mais derrotas entre os times que disputam a Série A.

Neste período, foram 12 jogos disputados pelo clube carioca, com quatro derrotas, um empate e sete derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 36.1%, segundo o SofaScore. Além disso, a equipe tem sofrido em ambos os terços do campo, já que mais sofreu gols do que marcou. Foram 12 gols a favor e 16 sofridos, se tornando a segunda pior defesa entre os clubes da primeira divisão.

continua após a publicidade

A partida contra o Racing evidenciou os problemas de organização da equipe alvinegra, que apesar de manter a posse de bola, não soube o que fazer com ela. Erros de passes, 'chutões' na área e oportunidades desperdiçadas resumem o que foi o jogo do Botafogo. As falhas, principalmente, defensivas foram a sina da equipe comandada por Cláudio Caçapa, que resultaram nos dois gols sofridos. Barboza comete um pênalti ao dividir um lance com Martínez, e no segundo tempo, uma bola lançada na área por Vitinho resulta em um contra-ataque fulminante dos argentinos. A situação piorou quando Cuiabano foi expulso por acertar um chute no rosto de Colombo. O Alvinegro se viu incapaz de mostrar alguma reação à ofensiva do Racing, que se manteve ditando o jogo, e se viu mais próximo de fazer o terceiro, do que o Botafogo de diminuir o placar.

De forma geral, o time não vive um bom momento na temporada. No início do ano, o clube passou por uma reformulação de elenco, com 15 saídas, e perdas de peças importantes, como Luiz Henrique e Thiago Almada. Nesta janela de transferências, oito reforços chegaram para compor a equipe, mas nenhum conseguiu se firmar como titular.

continua após a publicidade

O Glorioso iniciou o Campeonato Carioca com uma equipe alternativa, com jovens da base e jogadores retornando de empréstimo. O elenco principal só retornou aos treinos no dia 14 de janeiro, e fez sua estreia na temporada no dia 29, em clássico contra o Fluminense. Desde então, foram sete jogos: duas vitórias, quatro derrotas e um empate. Além de ter aumentado o departamento médico com jogadores importantes, e um título perdido para o Flamengo na decisão da Supercopa do Brasil.

A indefinição de um técnico se mostra como o principal problema do time campeão da América. Mesmo com a base titular mantida, a desorganização em campo é fruto da contínua mudança de comando em 2025. Com a saída de Artur Jorge, Carlos Leiria assumiu o elenco principal, mas teve seu retorno à equipe sub-20 anunciada, para que Claudio Caçapa assumisse interinamente. A espera ainda não tem prazo para acabar, mas a cada dia que passa, se vê mais necessário bater o martelo para engatar na temporada.

Veja os números do Botafogo na temporada:

⚔️ 12 jogos
🚥 4V - 1E - 7D
📊 36.1% aproveitamento
⚽ 12 gols
🚫 16 gols sofridos (2° pior da Série A)
👟 14.0 finalizações p/ marcar gol
⚠️ 9.1 finalizações p/ sofrer gol
⏳ 54.3% posse

Agora, o Botafogo retorna ao Rio de Janeiro para se preparar para o clássico contra o Vasco, no domingo (23), às 18h30 (de Brasília), em São Januário, pela última rodada do Campeonato Carioca, em partida que vale a classificação para a próxima fase da competição. Em seguida, volta a enfrentar o Racing, na próxima quinta-feira (27), no Nilton Santos, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana.

▶️ Técnico do Botafogo discorda de pênalti e acredita em virada para título da Recopa

FBL-RECOPA-RACING-BOTAFOGO
Jogadores do Botafogo e Racing questionam o árbitro sobre pênalti cometido por Barboza na decissão da Recopa Sul-Americana (Foto: ALEJANDRO PAGNI/ AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias