Os desafios apontados por Zé Ricardo para setembro arriscado ao Botafogo
Glorioso terá dura sequência de jogos neste mês e, já nesta quarta, tenta se recuperar da sonora goleada sofrida, enquanto readaptação de lesionados é vista como trunfo por Zé<br>
A instabilidade do Botafogo no Campeonato Brasileiro tem trazido pesadelos à torcida, que tem, nos mais pessimistas, um receio quanto à briga contra o rebaixamento até o fim da competição. O discurso da diretoria, contudo, externa esperança pelo bloco superior da tabela.
Para lutar em cima ou embaixo, o fato é que o Botafogo caminho rumo a um setembro decisivo para o decorrer da temporada. O time alvinegro, hoje na parte inferior da tabela do Brasileirão, repetirá março e agosto ao atuar sete vezes em um só mês, sendo que, agora, terá uma partida decisiva pela Copa Sul-Americana, além das preocupações relacionados ao Brasileirão.
O primeiro confronto já foi: uma traumática derrota para o Grêmio. Neste mês, Zé Ricardo terá apenas duas semanas "cheias" para ajustes finos entre compromissos. Para o próximo, contra o Cruzeiro, na quarta-feira, já com o sinal amarelo ligado, terá que dar respostas imediatas diante de seu - impaciente - torcedor. E o treinador já apontou quais serão os seus principais desafios para setembro.
Em entrevista coletiva antes de viajar a Porto Alegre, Zé afirmou que se sente estimulado a recuperar atletas que estão lesionados e os realocarem no time.
- O grande desafio nosso será aproveitar os retornos de Gatito Fernández, Rodrigo Lindoso, Renato e Marcos Vinícius e recuperá-los neste período pesado de jogos para encorpar o elenco - comentou.
Para encarar a Raposa, a expectativa é que o Botafogo tenha ao menos Rodrigo Lindoso e Kieza novamente à disposição de Zé - ambos se recuperam de lesão muscular na coxa direita. O treinador também projetou uma evolução com o esforço coletivo, um trunfo que não tem sido constante nesta temporada e que será essencial daqui para frente.
- O Botafogo já tem uma maneira de jogar, estabelecida. É uma equipe que briga muito pela bola, e tem boa técnica, de uma forma geral. Sei que o clube atravessa um momento complicado, mas eu vejo um esforço de todos aqui para solucionar os problemas e um grupo que aspira coisas boas. Temos chance de nos fortalecer - completou o comandante.
Cabe destacar que o duelo contra o Cruzeiro será realizado às 19h30 (de Brasília) desta quarta, pela 23ª rodada do Brasileiro, no Nilton Santos - palco de um dos três dos sete jogos do Alvinegro neste mês.
AGENDA DE SETEMBRO
01/09 - Grêmio 1x0 Botafogo - Brasileiro
05/09 - Botafogo x Cruzeiro - Brasileiro
09/09 - Fluminense x Botafogo - Brasileiro
16/09 - Botafogo x América-MG - Brasileiro
19/09 - Bahia x Botafogo - Sul-Americana
23/09 - Vitória x Botafogo - Brasileiro
30/09 - Botafogo x São Paulo - Brasileiro