Destaque do Botafogo de 1981 exalta atual elenco e traça paralelo entre as equipes alvinegras com início forte no Brasileirão
Ao LANCE!, ex-goleiro Paulo Sérgio recorda geração que tinha Mendonça como referência e valoriza união do Glorioso comandado por Luís Castro
O embalo que o Botafogo vem conseguindo neste início de Campeonato Brasileiro chama atenção de quem sabe bem o que é viver este tipo de entusiasmo com a camisa alvinegra. Um dos destaques do Glorioso que em 1981 também engatou quatro vitórias consecutivas no início da competição nacional, Paulo Sérgio exalta a forma como os comandados de Luís Castro vêm consolidando um bom futebol na atual temporada.
Ao LANCE!, o ex-goleiro recordou como foi a preparação do Alvinegro para a competição em 1981 e traçou paralelos entre a equipe semifinalista daquele Brasileirão e o desempenho do atual líder da competição nacional.
Paulo Sérgio contou o que foi crucial para o Alvinegro ter um início promissor em 1981. Naquele ano, o Brasileirão foi realizado no primeiro semestre.
- Quando o Paulinho Almeida assumiu o Botafogo, a gente fez a pré-temporada toda em Marechal Hermes. Vínhamos com uma base que jogava desde o ano anterior e o time, além de ser muito fechadinho, tinha ótimos jogadores de contra-ataque. Fomos pensando jogo a jogo para conseguir as vitórias - afirmou.
Paulo Sérgio (de pé, penúltimo da esquerda para a direita) e a equipe que parou apenas para o São Paulo nas semis
Paulo Sérgio recordou a força que o elenco foi conseguindo a cada partida.
- Tínhamos o Mendonça, que sempre foi um grande jogador, além disso a nossa zaga era muito forte. O Rocha era um grande volante. Sem contar que tínhamos Marcelo, Mirandinha, Ziza, Jérson... Mesclávamos jogadores experientes com promissores - disse.
+ Botafogo 14 partidas invicto: lembre jogo a jogo da sequência sem derrota
AA
Ao falar sobre a sequência de quatro jogos que o atual elenco alvinegro igualou no início de Brasileirão, o ex-goleiro Paulo Sérgio tece elogios à forma como o Botafogo vem se afirmando em campo após o início de ano oscilante.
+ Veja a tabela do Campeonato Brasileirão
- A minha impressão é de que ele (Luís Castro) usou o Campeonato Carioca para definir a base ideal do Botafogo. A cada jogo, era um time e o conjunto começou a ser maquinado. Os jogadores foram "comprando" a ideia dele e, assim, o Botafogo vem conseguindo esse início de competição muito forte. Jogadores como Victor Sá e Matheus Nascimento aos poucos foram ganhando confiança e a equipe cresceu - e destacou em seguida:
- O Botafogo não era cotado como favorito. assim como nós não éramos cotados em 1981. A cada vitória nossa, o Paulinho Almeida deixava um alerta para o time. Respeitamos muito adversários fortes como o Flamengo, São Paulo... O Luís Castro faz a mesma coisa, ao pedir para a equipe ter o pé no chão independentemente da sequência forte.
O Glorioso encara o Corinthians na quinta-feira (11), às 19h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos.