menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Devagar? Veja comparação do mercado do Botafogo no mesmo período do ano passado

Glorioso tem acerto com jogadores, mas ainda não anunciou contratações

John-Textor-comemorando-o-titulo-do-Brasileirao-2024-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJohn Textor comemorando o título do Brasileirão 2024 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/01/2025
07:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

O mercado da bola do Botafogo começou a movimentar nos últimos dias. Com 15 saídas confirmadas, o clube alvinegro, agora, começa a fechar suas primeiras contratações para a temporada, e repor carências do elenco. Até o momento, o Glorioso já fechou com quatro jogadores, mas ainda há negociações em andamento.

continua após a publicidade

➡️ Assim como na chegada, Luiz Henrique quebra recorde ao sair do Botafogo; entenda

➡️ Zenit anuncia acordo com Botafogo para transferência de jogadores

Apesar do acerto com jogadores, nenhum reforço foi anunciado pelo clube, e demora nas contratações tem deixado torcedores preocupados com a janela de transferências. Porém, de acordo com o levantamento do Lance!, no mesmo período do ano passado, o Botafogo havia anunciado cinco reforços, destes, apenas três acabaram se tornando titulares.

Os principais jogadores do elenco campeão da Libertadores e do Brasileirão só chegaram na segunda janela de transferências. Porém, em janeiro de 2024, o Glorioso anunciou o goleiro John, os zagueiros Alexander Barboza e Lucas Halter, o atacante Savarino, e Jeffinho, de empréstimo do Lyon.

continua após a publicidade

Primeira janela de transferências do Botafogo

Luiz Henrique - 1 de fevereiro
Jeffinho (atacante, Lyon) - 5 de janeiro
Savarino (atacante, Real Salt Lake) - 11 de janeiro
Damián Suárez (lateral-direito, Getafe) - 9 de fevereiro
Alexander Barboza (zagueiro, Libertad) - 8 de janeiro
Gregore (volante, Inter Miami) - 19 de fevereiro
John (goleiro, Santos) - 4 de janeiro
Lucas Halter (zagueiro, Goiás) - 7 de janeiro
Óscar Romero (meio-campista, Pendikspor) - 18 de março
Pablo (zagueiro, Flamengo) - 2 de fevereiro
Raul (goleiro, São Luiz) - 7 de março
Emerson Urso (atacante, Audax-RJ) - agosto de 2023

O principal jogador desta janela só chegou em fevereiro: Luiz Henrique, que até aquele momento, se tornaria a maior contratação do futebol brasileiro, posteriormente superado por Thiago Almada.

continua após a publicidade

Os 11 iniciais do time campeão da Libertadores foram: John; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Almada; Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus. Destes, cinco foram contratações da primeira janela, enquanto cinco chegaram apenas no meio do ano.

Vitinho, Adryelson (empréstimo), Alex Telles, Almada e Igor Jesus chegaram na segunda janela. Além do zagueiro Bastos, titular da posição, porém fora da reta final por lesão na coxa esquerda. Apenas o capitão Marlon Freitas foi o remanescente da temporada de 2023 entre os titulares.

Até o momento, o Botafogo fechou a transferência de quatro jogadores: Jeffinho, Arthur, Wendel, Leo Linck e Jair. Porém, Wendel, só deve chegar ao clube brasileiro no meio do ano para jogar o Mundial de Clubes. O Glorioso ainda negocia uma liberação imediata com o Zenit.

Além destes, as negociações com Bitello estão bem avançadas, mas a contratação do meia, cotado para substituir Thiago Almada, ainda não está concluída. O Dínamo de Moscou dificulta as tratativas para liberar o jogador, que já aceitou os termos do clube carioca.

Em novembro, John Textor deixou claro sobre o planejamento do Botafogo para 2025. Em coletiva de imprensa no Lyon, o empresário não escondeu que a equipe brasileira planeja vender jogadores.

– Nosso plano no Botafogo é vender muito e comprar ainda mais. É aumentar o nível, estar no top-3 do Brasil todo ano, lutar pela Libertadores todo ano.

Apesar da quantidade de atletas deixando o clube, a espinha dorsal da equipe titular campeã do Brasileirão e Libertadores não sofrerá grandes mudanças. Até então, apenas Luiz Henrique e Thiago Almada precisarão ser repostos. Algo já esperado em planejamento.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo

Botafogo campeão do Brasileirão 2024
Botafogo campeão do Brasileirão 2024 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias