menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fogão pode manter ‘curiosa’ tradição de recentes títulos estaduais

Caso dê volta olímpica, Botafogo manterá 'escrita' recente de ser campeão carioca somente em anos nos quais rivais conseguem conquistar títulos de nível nacional. Confira!

Conta com sua superstição, Fogão!
imagem camera(Fotos: Arquivo Lance!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 29/04/2016
13:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

O torcedor do Botafogo tem mais um motivo para confiar que a superstição está ao seu lado para ajudar a superar o Vasco. Desde o histórico ano de 1989, a equipe conquista o Campeonato Carioca todas as vezes em que um rival do Rio de Janeiro obtém um título em nível nacional. E neste 2016, já teve clube carioca dando volta olímpica: o Fluminense levou a melhor sobre o Atlético-PR e faturou a Primeira Liga.

O LANCE! recorda abaixo os títulos cariocas recentes do Botafogo, e as competições nacionais conquistadas pelos outros rivais.

1989 - FIM DE JEJUNS PARA BOTAFOGO E VASCO

O incômodo jejum de 21 anos teve um ponto final, coincidentemente em um 21 de junho. Após uma campanha irretocável no Campeonato Carioca, coube a Maurício estufar a rede e garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na final no Maracanã. Em 16 de dezembro, seria a vez do Vasco sair da fila no Campeonato Brasileiro após 15 anos, batendo o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi.  

1990 - FOGÃO É BICAMPEÃO, E MENGÃO GANHA COPA DO BRASIL

A hegemonia do Botafogo no Rio de Janeiro prosseguiu no ano seguinte. Em 29 de julho, o Fogão contou o gol de Carlos Alberto Dias para vencer o Vasco por 1 a 0. O título, que foi definido de vez na Justiça, ocorreu no mesmo ano em que o Flamengo faturou pela primeira vez a Copa do Brasil, com uma vitória por 1 a 0 e, em 7 de novembro, um empate em 0 a 0 com o Goiás.


1997 - FOGÃO FAZ A FESTA NO MARACA, E VASCO VENCE BRASILEIRO

Botafogo e Vasco se reencontraram na final sete anos depois e, novamente, a Estrela Solitária falou mais alto em uma decisão polêmica. Após Edmundo dançar a "Dança da Bundinha" no primeiro jogo, um gol de Dimba garantiu a vitória por 1 a 0 do Fogão sobre o Cruz-Maltino, em 8 de julho. O Vasco teria o gostinho do título em 21 de dezembro, quando o segundo empate em 0 a 0 na decisão com o Palmeiras rendeu seu terceiro título brasileiro.

2006 - FOGÃO ESPANTA ZEBRA, E MENGÃO É BI DA COPA DO BRASIL

O Botafogo destoou da atuação pífia dos outros grandes do Campeonato Carioca e garantiu que nenhuma zebra passasse. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, no dia 9 de abril a equipe bateu o Madureira por 3 a 1 no Maracanã, com dois gols de Dodô e um de Reinaldo. Alguns meses depois, novo título carioca: o Flamengo levou sua segunda Copa do Brasil, em uma final regional com o Vasco, na qual venceu por 2 a 0 no primeiro jogo e, em 26 de julho, garantiu a taça com vitória por 1 a 0.

2010 - ALVINEGRO CALA FLA, E TRICOLOR TAMBÉM TEM REDENÇÃO

O sabor de superação marcou a volta do Botafogo aos títulos. Após um início sob suspeita, no qual foi atropelado por 6 a 0 pelo Vasco, o Fogão se reergueu de ponta a ponta, vencendo os próprios vascaínos na decisão da Taça Guanabara. Depois, deixaram de lado a escrita recente em finais contra o Flamengo para, em 18 de abril, derrotar o Flamengo por 2 a 1, com gols de Herrera e Loco Abreu. Em 5 de dezembro, foi a vez de outro clube se redimir: após um jejum de 26 anos, o Fluminense contou com a vitória por 1 a 0 sobre o Guarani para voltar a ser campeão brasileiro.

2013 - FOGÃO DE PONTA A PONTA, E FLA TRI DA COPA DO BRASIL

O reencontro do Botafogo com os títulos novamente aconteceu em grande estilo e rechaçando a hipótese das finais. Após vencer o Vasco na Taça Guanabara, o Glorioso bateu o Fluminense por 1 a 0 na Taça Rio, com gol de Rafael Marques, e, em 5 de maio, sagrou-se campeão carioca. A "tradição" curiosa entre rivais cariocas se manteve em 27 de novembro, quando o Flamengo venceu por 2 a 0 o Atlético-PR no Maracanã (após empate em 1 a 1 na ida) e foi tricampeão da Copa do Brasil.

2016 - FLUMINENSE LEVOU TÍTULO. E O BOTAFOGO?

Com gol de Marcos Júnior, o Fluminense derrotou o Atlético-PR por 1 a 0 e garantiu em 20 de abril o título da Primeira Liga, competição disputada entre Flamengo, Fluminense, e clubes do Sul e de Minas Gerais. O Botafogo enfrentará o Vasco nos dias primeiro e 8 de maio, no Maracanã. Qual será o desfecho do Alvinegro? 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias