A principal competição das categorias de base do Brasil vai começar. Na última semana, o Botafogo fez uma preparação especial visando a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, bairro do Rio de Janeiro.
O Botafogo viaja para Bauru, local da sua sede na fase de grupos, em 1º de janeiro e deve chegar em solos paulistas no dia seguinte. O Alvinegro está chaveado com Visão Celeste-RN, Novorizontino-SP e Noroeste-SP, no Grupo 4. Os dois primeiros avançam para a fase mata-mata do torneio.
O Alvinegro nunca conquistou a Copinha e vem de um ano decepcionante no sub-20. No Campeonato Carioca, o Botafogo não chegou a nenhuma final de turno - foi eliminado na semifinal da Taça Guanabara para o Flamengo e para o Fluminense nas quartas de final da Taça Rio. Na Taça OPG, outra competição de cunho estadual, a equipe comandada por Marcos Soares saiu ainda na segunda fase, após derrota para o Itaboraí.
- Chegamos muito bem preparados. Mudamos um pouquinho a forma de treinar, a gente fez mais volume e mais intensidade do que estávamos fazendo antigamente. Tivemos um período bem longo, então a gente está pronto para fazer uma grande campanha. A ideia do Botafogo, como um clube grande, é proporcionar bons resultados, chegar longe e dar continuidade à formação de jogadores para a equipe profissional do Botafogo sempre subir jogadores quando necessário - afirmou Marcos Soares, treinador da equipe, à Botafogo TV.
O Botafogo também não teve uma campanha destacável no Brasileirão da categoria. A equipe da Estrela Solitária terminou a fase regular na 15ª posição e ficou fora do mata-mata. Desde o fim da participação do Alvinegro no torneio, em meados de setembro, a comissão técnica ficou focada em se preparar para a Copinha.
Vale ressaltar que o time sub-20 ficou desfalcado durante o ano. Por conta das dificuldades financeiras da equipe profissional, jogadores da base foram chamados para integrar o elenco principal e tiveram que deixar a equipe de base às pressas. Para a Copinha, a diretoria do Botafogo fez a contratação de quatro reforços: Henrique Luro, Thiaguinho, Wesley Lessa e Romildo.
- Esse ano nós tivemos o prazer de seis jogadores saindo para lá. O processo é esse. É mais barato para o Botafogo fazer em casa. Ano passado chegamos às oitavas, pensamos chegar bem de novo. Não dá para cravar nada porque são jogos de dois em dois dias, mas a gente vai fazer o melhor para honrar o escudo do Botafogo - completou o técnico.
Marcos Soares viu Lucas Barros, Caio Alexandre, Luís Henrique e Rhuan saírem do sub-20 a caminho do profissional. Os quatro eram titulares, mas, por necessidade da equipe principal, não integram mais as categorias inferiores do clube. O treinador também perdeu Glauber e Lucas Pimenta, a dupla de zagueiros titular durante grande parte de 2019, para o futebol dos Emirados Árabes Unidos.
Elenco alvinegro que viaja para a Copa São Paulo de Futebol Júnior:
Goleiros: Andrew, Cesar e Gabriel Toebe*
Laterais: Diego, Elivélton, Felipe Vasconcelos, Hugo e Claudinho*
Zagueiros: David Sousa, Henrique Luro, Wesley e Laion*
Volantes/Meias: Dedé, Juninho, Maciel, Michel, Rafael Gelatti, Romildo, Thiaguinho, Wendell Lessa e Pedrinho*
Atacantes: Ênio, Gabriel, Marquinhos, Maxuel, Renato e Marlon*
(*) Atletas inscritos mas que permanecerão no Rio de Janeiro em treinamento. (Sobreaviso)
Confira a tabela do Glorioso na 1ª fase da Copinha:
03/01 - 17h15 - Botafogo x Visão Celeste-RN - Estádio Dr. Alfredo Castilho
06/01 - 17h - Novorizontino (SP) x Botafogo - Estádio Dr. Alfredo Castilho
09/01 - 17h - Noroeste (SP) x Botafogo - Estádio Dr. Alfredo Castilho