menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Classificação do Botafogo em 2014 serve de inspiração para ‘decisão’ nesta quinta pela Copa do Brasil

Com gols de Luís Ramírez aos 49 e André Bahia aos 50, Botafogo teve classificação histórica no Castelão há oito anos; em 2022, missão é ainda mais complicada

Ceará x Botafogo - Copa do Brasil (Foto: Fabio Lima/LANCE!Press)
imagem cameraBotafogo comemora classificação em 2014 (Foto: Fabio Lima/LANCE!Press)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/07/2022
00:20
Atualizado em 14/07/2022
09:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Botafogo tem uma missão muito difícil pela frente. O Alvinegro foi derrotado pelo América-MG por 3 a 0 no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta será nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, e o Glorioso tem um longo caminho a ser percorrido. Há, contudo, uma 'inspiração caseira' que o time pode tentar colocar como alento.

+ Botafogo aumenta proposta por Martín Ojeda junto ao Godoy Cruz

No torneio de 2014, o Alvinegro conseguiu uma classificação heroica contra o Ceará, no Castelão. À época, o time comandado por Vágner Mancini - atual treinador do América-MG, por coincidência - fez dois gols em dois minutos para uma virada improvável diante do Vozão e um 4 a 3.

O contexto: o Ceará havia vencido o primeiro jogo, no Rio de Janeiro, por 1 a 0. O troco, no Castelão, até começou bem para o Botafogo, que abriu o placar com Edilson, mas logo a coisa mudou e o Ceará vencia a partida por 3 a 2 até os acréscimos.

Foi aí que os heróis improváveis apareceram. Wallyson chutou de fora da área, o goleiro Jailson soltou e, no rebote, Luís Ramírez soltou. Na saída de bola, Magno Alves teve a chance de colocar o Ceará de novo para frente, mas errou. Um chutão para frente fez André Bahia dominar, ajeitar e chutar de fora da área, acertando o cantinho. Era uma classificação histórica.

+ Botafogo x América-MG: prováveis times, desfalques e onde assistir ao duelo pelas oitavas da Copa do Brasil

O time chegou a ser recebido por uma grande festa no Rio de Janeiro horas depois, em um aeroporto. 

Frame - André Bahia no aeroporto
André Bahia no aeroporto

Time do Botafogo na ocasião: Andrey; Edilson, Bolívar, André Bahia, Junior Cesar (Júlio César); Bolatti (Tanque Ferreyra), Gabriel; Luís Ramírez, Daniel (Yuri Mamute); Wallyson, Emerson Sheik.

O contexto de 2022 é muito diferente, claro, mas o Botafogo tem próprios exemplos de superação em pouco tempo para virar um cenário adversário. Nesta quinta-feira, um longo caminho contra o América-MG.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias