A mudança de comando no Botafogo incluiu a entrada de um nome que ainda está marcado na memória recente dos torcedores. Aposentado dos gramados desde o fim de junho, Joel Carli terá a missão de auxiliar Lúcio Flávio na empreitada de levar o Alvinegro ao esperado título brasileiro.
O ex-zagueiro estava no clube no cargo de Especialista de Formação e Transição. Seu nome nome foi pedido pelos jogadores em conversa com o acionista da SAF alvinegra, John Textor, pois o argentino é considerado uma referência como líder e, em campo, foi um jogador que sempre passou confiança. Sua presença nesta reta final pode ser uma forma de contornar o turbilhão gerado até a saída de Bruno Lage.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Nesta nova função, Joel Carli se reencontrará com muitos de seus ex-companheiros, desde Gatito Fernández, com quem foi campeão carioca, até colegas mais recentes, como Cuesta, Adryelson e Tiquinho Soares. Porém, a visão do argentino dos bastidores do futebol vem de algum tempo.
Até mesmo nos seus últimos momentos como jogador, Carli começava a vislumbrar a possibilidade de seguir em outra área no futebol. Em maio deste ano, ele informou que foi diplomado diretor desportivo pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), de Buenos Aires, Argentina. Além disso, faz cursos voltados para o cargo de gestão.
Também está nos planos de "El Capitán" se tornar futuramente um treinador. O Lance! apurou que ele tem muita visão quanto a questões táticas e no tratamento com os jogadores.
Além disso, Carli mantém sua personalidade e segue um traço que marcou seu dia a dia no Botafogo. O ex-zagueiro costuma dar apoio aos jogadores mais jovens.
Sua vivência também pode contribuir para fortalecer o entrosamento entre os atuais zagueiros botafoguenses. Por mais que Adryelson e Cuesta venham se mostrando nomes de confiança, no período com Bruno Lage a equipe sofreu mais gols.
Em sua primeira oportunidade na beira do gramado, o ex-zagueiro terá um desafio na prática como gestor de grupo. Caberá a Carli ajudar a administrar o ambiente no grupo, evitando embates diretos com o técnico interino Lúcio Flávio. A princípio, a dupla ficará até o fim do Brasileiro. Porém, depende dos resultados para ratificar seu bom trabalho.
Sob o comando de Lúcio Flávio e com Joel Carli como auxiliar, o Botafogo vai a campo domingo, dia 8, para enfrentar o Fluminense. O líder do Brasileirão tem 52 pontos, sete a mais que o RB Bragantino.