Luís Castro, do Botafogo, faz reflexão sobre peso psicológico dos Estaduais: ‘Deveria ser pré-temporada’
Treinador cita os efeitos que os campeonatos regionais causam no planejamento das equipes
Depois do empate sem gols entre Portuguesa e Botafogo no Luso Brasileiro, Luís Castro concedeu uma coletiva de imprensa e fez uma reflexão do peso psicológico dos Estaduais para as equipes. O treinador afirmou que os campeonatos regionais acabam afetando diretamente na preparação da temporada.
– Todas as equipes estão passando por momentos de muita instabilidade nos Estaduais. Acho que é uma reflexão que precisa ser feita. De que forma o Estadual privilegia e tem em consideração a preparação das equipes para a temporada. Há quatro dimensões no rendimento: técnica, física, tática e psicológica. Uma dessas fica claramente desgastada por conta do Estadual, que é a psicológica. Essa dimensão não é tão trabalhada de forma propositada no começo da temporada para os jogadores estarem bem frescos na hora das grandes decisões e batalhas - declarou Luís Castro.
+ ATUAÇÕES: Tchê Tchê e zagueiros são os poucos que se destacaram em empate do Botafogo
+ ANÁLISE: Oscilação atrapalha Botafogo e assombra trabalho de Luís Castro
- De repente, temos grandes batalhas já no segundo jogo do Estadual. Os treinadores e times precisam gerir toda essa dimensão mental em cada dia de trabalho. Quando eu cheguei, ouvia muita gente dizer que Estadual não era tão importante para a temporada, mas quando olhamos estava tudo fervendo por causa do Carioca. E ainda não começamos Brasileirão e Sul-Americana. Uma das dimensões está completamente dilapidada por um conjunto de incidentes no que deveria ser uma pré-temporada, mas que não é porque já estamos em competição - completou.
+ Torcedor do Botafogo arremessa copo e Luís Castro quase é atingido no Luso Brasileiro
O Glorioso agora entra em campo na segunda-feira (27/03), diante da Portuguesa, às 20h, no Raulino de Oliveira, pelo jogo de volta da semifinal da Taça Rio. A equipe alvinegra precisa vencer para se classificar para decisão.