#Niltão15Anos: Estádio Nilton Santos ‘debuta’; veja dados e estatísticas da casa do Botafogo
Estádio Nilton Santos completa 15 anos da inauguração oficial; Botafogo prepara série de homenagens nas redes sociais e conta com interação da torcida
- Matéria
- Mais Notícias
A quinta-feira não será especial para o Botafogo apenas por conta da partida contra o América-MG, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O dia também marca o aniversário de 15 anos da inauguração do Estádio Nilton Santos, palco que o Glorioso manda as partidas.
Relacionadas
+ Jejum de vitórias e gols: como o América-MG chega para enfrentar o Botafogo
Foi num Botafogo 2 x 1 Fluminense em 30 de junho lá em 2007 que tudo começou. Na ocasião, o Glorioso vencera por 2 a 1. Alex Dias - autor do primeiro gol da história do estádio - abriu o placar para o Tricolor, mas Dodô, balançando as redes duas vezes, virou.
Júlio César; Alex, Juninho, Luciano Almeida (Renato Silva); Joilson, Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lucio Flavio, Ricardinho (André Lima), Zé Roberto; Dodô. Assim entrou em campo o Botafogo pela primeira vez no Estádio Nilton Santos - ainda Engenhão - em 2007. O técnico era Cuca e o público foi de 43.810 presentes.
A arena foi construída para a realização dos jogos Pan-Americanos de 2007. O Botafogo mostrou em interesse em cuidar da licitação e ganhou a disputa justamente contra o Fluminense à época. Desde então, chama o Nilton Santos de casa. Atualmente, tem a cessão do local junto à Prefeitura até 2051.
COM A CARA DO BOTAFOGO
O Engenhão nasceu com arquibancadas com cadeiras num tom azul escuro - em meados de 2010/2011, a Brahma, em uma parceria com o Botafogo, chegou a fazer cadeiras vermelhas e brancas, simulando o nome da empresa, no Setor Sul.
Tudo mudou no final de 2016, com a customização do estádio para a cara do Botafogo. A diretoria, então comandada por Carlos Eduardo Pereira, iniciou um processo para pintar as cadeiras do estádio em preto e branco, as cores do Glorioso.
As mudanças não pararam aí. O nome original da arena era Estádio João Havelange, em homenagem ao ex-presidente da Fifa. Ainda em 2015, o Botafogo entrou com um processo provisório junto à Prefeitura para que o local pudesse ser chamado de Estádio Nilton Santos. A mudança foi oficializada em fevereiro de 2017 pelo então prefeito Marcello Crivella.
FIGURAS MARCANTES DO BOTAFOGO
Jogadores que mais atuaram
Jefferson: 148 jogos
Alessandro: 107 jogos
Gatito Fernández: 94 jogos
Artilheiros
Loco Abreu: 41 gols
Germán Herrera: 36 gols
Lúcio Flávio: 23 gols
ESTATÍSTICAS DO BOTAFOGO
- 389 jogos
- 208 vitórias
- 91 empates
- 90 derrotas
- 61,2% de aproveitamento
- 665 gols feitos
- 390 gols sofridos
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias