A uma posição e a um ponto de entrar no G6 do Campeonato Brasileiro, o Botafogo terá uma sequência importante para selar a vaga no grupo que garante presença na Libertadores de 2018: nas próximas cinco rodadas, o Alvinegro jogará quatro em casa.
A sequência começa neste domingo, às 19h, quando os comandados de Jair Ventura recebem o Flamengo no Nilton Santos. Três dias depois, no mesmo lugar, o Botafogo recebe o Grêmio - este em jogo válido pela Libertadores. Daqui a uma semana, o Glorioso será o anfitrião do jogo com o Santos, pela 24° rodada do Brasileirão.
No próximo dia 24, o Alvinegro visita o Coritiba no Couto Pereira. Depois, volta para o Rio. Na manhã do domingo seguinte (01), já recebe o Vitória pela 26° rodada. Dez dias depois, mas na rodada seguinte, o Botafogo encara a Chapecoense no Nilton Santos.
No primeiro turno, nesses cinco jogos o Botafogo somou apenas seis pontos (uma vitória e três empates). No returno, a torcida pode e deve sonhar mais alto. Com time reserva ou força máxima, os botafoguenses têm que imaginar o clube com pelo menos mais 12 pontos ao fim dessa série.
Se concretizado, o Alvinegro pula para os 43 pontos. No ano passado, o primeiro com o número de vagas na Libertadores dilatadas, o sexto lugar (Atlético-PR) fechou o Brasileirão com 57 pontos. O Botafogo ficou em quinto, com 59.
Vasco x Botafogo também no Rio de Janeiro?
Depois dessa série em casa, o Botafogo deve permanecer no Rio, mas como visitante. Em 14 de outubro, um sábado, o Glorioso encara o Vasco. A princípio, o jogo será em São Januário, casa do rival. Nada está definido ainda, mas se o jogo for na cidade do Rio de Janeiro, o Bota poderá tirar vantagens do simples fato de não viajar.