Para o lugar de Luís Castro: veja cinco técnicos portugueses que caberiam bem no Botafogo
Lance! lista treinadores nascidos em Portugal para substituir o português
O Botafogo vai precisar ir ao mercado para contratar um novo treinador. Luís Castro aceitou a proposta do Al-Nassr (SAU), time de Cristiano Ronaldo, para comandar o clube saudita. Agora, resta saber se Textor continuará apostando em um português como técnico do Glorioso.
Botafogo vai precisar buscar técnico: veja treinadores brasileiros sem clube
Botafogo vai ao mercado: confira treinadores estrangeiros livres no mercado
Sendo assim, o Lance! mostra alguns portugueses livres no mercado da bola.
BRUNO LAGE
O treinador de 47 anos está sem clube desde que deixou o Wolverhampton (ING), na última temporada. Na sua carreira, passou por clubes como Benfica (POR), além de Swansea City (ING) e Sheffield Wednesday (ING). A sua principal campanha foi nos Encarnados, onde conquistou o Campeonato Português de 2018-19.
ANDRÉ VILLAS-BOAS
O português de 45 anos teve uma carreira 'agitada' na última década. Passou por equipes como Porto (POR), Chelsea (ING), Tottenham (ING), além do Zenit (RUS). Seu último clube foi o Olympique de Marseille (FRA), nas temporadas de 2019 a 2021. Como treinador, venceu o Campeonato Português de 2010-11, a Copa da Inglaterra de 2012, pelos Blues, e o Campeonato Russo 2014–15 e a Copa da Rússia 2015–16 pelo Zenit.
JORGE JESUS
Ex-técnico do Flamengo, o 'Mister' tem 68 anos e está livre no mercado desde que deixou o Fenerbahce (TUR). A sua carreira foi praticamente toda no futebol português, dirigindo clubes como Benfica, Sporting e Braga. Passou também no Al Hilal (SAU). No futebol brasileiro, foi campeão da Libertadores, Brasileiro, Carioca e da Recopa com o Flamengo.
PAULO BENTO
O treinador de 54 anos passou pelo Sporting (POR). Depois comandou a própria seleção portuguesa entre as temporadas de 2010 a 2014, comandando Portugal na Eurocopa de 2012. Depois, chegou ao Brasil para dirigir o Cruzeiro, mas não teve muito sucesso. Sua última experiência foi no comando da seleção da Coréia do Sul, quando disputou a Copa do Mundo de 2022.
CARLOS CARVALHAL
Sem clube, o técnico de 57 anos tem experiência em diversos países. Em Portugal, passou por Benfica, Sporting, Rio Ave e Braga. Também tem experiência na Inglaterra, em clubes como Sheffield Wednesday e Swansea.